Projetos de Franco Cartafina focam desenvolvimento econômico e cultura
Equipe do Gabinete do vereador Franco Cartafina, coordenador estadual do PRB Juventude Minas, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio e membro das comissões de Educação e Cultura; Desenvolvimento Econômico e da Criança, Adolescente e Juventude, prepara projetos para o segundo semestre.
O primeiro refere-se à revitalização do Calçadão Artur Machado, retomando a discussão que a administração passada iniciou. O chefe de gabinete Guilherme Gonzage Bento explica que o objetivo do vereador Franco é oferecer melhor estrutura para atender os consumidores que transitam pela área. Em resumo, segundo ele, o projeto quer valorizar e dar visibilidade à importância histórica do Calçadão para o desenvolvimento de Uberaba. Revela que será entregue aos comerciantes um questionário para conhecer a opinião deles acerca da proposta. "Em mais uma demonstração de um mandato participativo, o vereador quer buscar conquistas que de fato sejam relevantes para o público pertinente", diz.
O segundo trata das exposições itinerantes que a Assembleia Legislativa de Minas promove. Bento observa que o vereador pretende trazê-las para Uberaba em parceria com a Biblioteca Pública Bernardo Guimarães e a Câmara Municipal. São três exposições, uma com início em setembro focando o tema "Formação do Povo Mineiro"; a segunda em outubro, "Representação Política e Cidadania em Minas Gerais" e a terceira, em novembro "É você que faz política". Comenta que apesar de elas serem voltadas para público universal, mostram como a região de Minas se formou em termos políticos e sociais, sendo importante instrumento de pesquisa voltado para alunos do ensino médio e também de curso superior, especialmente na área de Humanas. A última, acrescenta, tenta despertar o protagonismo político dos jovens evidenciando que eles são os atores que mudam o contexto político e social em que vivem.
O terceiro projeto de Franco Cartafina em preparação trata da criação de bibliotecas comunitárias, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Revela que a primeira será montada no Conjunto Cartafina, possivelmente na sede da Associação de Moradores. Comenta que elas são diferenciadas das bibliotecas escolares, onde o acervo se limita a contemplar obras pedagógicas e outras que auxiliem os leitores em idade escolar. Na biblioteca comunitária, o acervo será doado pela Biblioteca Pública e, portanto, será diversificado podendo atender a pessoas de todas as faixas etárias e com variados títulos.
O convênio prevê que a Biblioteca Pública oferecerá suporte visando a orientar as pessoas que coordenarão o espaço. Bento conta que o volume de doações recebidas é expressivo e muitas vezes a Biblioteca Pública não tem a quem destinar. "O projeto junta a vontade do vereador de beneficiar as localidades com uma biblioteca com a da Biblioteca Pública de destinar o material a um projeto que valorize a literatura e amplie o número de leitores", enfatiza.