"Semana do Livro e dos Escritores Municipais" é aprovada em Plenário
A pedido do vice-presidente da Casa, Afrânio Cardoso (PROS), Projeto de Lei que dispõe sobre a Consolidação da Legislação Municipal do Calendário Popular foi a primeira matéria analisada pelo Plenário nesta segunda-feira (09). A iniciativa institui a "Semana do Livro e dos Escritores Municipais", a ser comemorada, anualmente, no período de 23 a 29 de outubro.
Segundo Afrânio, a Semana pretende valorizar o livro como instrumento de veiculação cultural bem como divulgar as obras literárias de escritores municipais. "Preservar a memória literária do Município e divulgar o trabalho dos escritores locais, que com sabedoria proporcionam o despertar da imaginação de milhares de pessoas, é de relevância ímpar, pois através de suas histórias se formam opiniões, faz-se refletir sobre assuntos diversos e estimula-se a criatividade abrindo pensamentos para novos espaços e tempos."
A iniciativa prevê realização de encontros, festivais, concursos, exposições, seminários e fóruns, incentivando o estudo, a difusão, a criação e a preservação do acervo literário municipal; divulgação das obras dos escritores municipais proporcionando intercâmbio literário com as editoras, leitores e imprensa; e implementação de ações que visem ao incentivo e acesso à leitura e estímulo aos novos escritores.
Durante a apresentação do projeto, que foi aprovado, emenda aditiva, do vereador Ismar Vicentes dos Santos - Marão (PSB), foi acostada à matéria solicitando a implementação de ações que visem ao incentivo ao patrocínio financeiro para os escritores, para publicação e divulgação de suas obras. Com parecer jurídico favorável a mesma foi aprovada em Plenário.
A Semana pretende valorizar o livro como instrumento de veiculação cultural bem como divulgar as obras literárias de escritores municipais.
Karla Ramos
Dep. Comunicação
(09/03/2015)