Reivindicação de Samir integra pauta da Câmara à presidenta Dilma
Uma das reivindicações que o presidente do Legislativo, Elmar Goulart (PSL), vai protocolar para ser entregue à presidenta Dilma Rousseff, é uma iniciativa do vice-presidente da Câmara, Samir Cecílio (PR). O vereador, que é ex-presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), vai solicitar através de Ofício (097/2013) que os próximos projetos de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), sejam entregues com muros.
No documento Samir destacou que Uberaba foi a primeira cidade do Estado a assinar contrato habitacional do Programa, bem como durante sua gestão à frente da Cohagra foi desenvolvido o modelo de casa adaptada para Portadores de Necessidades Especiais PNE´s, que se transformou em padrão para o PMCMV em âmbito nacional, sendo, inclusive, testemunhado pela então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, quando de sua visita à cidade em 2010.
Além disso, segundo o parlamentar, Uberaba também foi a primeira cidade brasileira a atingir 40% do déficit habitacional estipulado pelo Ministério das Cidades, com a construção e entrega de 2.321 unidades habitacionais. Foram desenvolvidos vários empreendimentos/áreas para contratação no PMCMV II, atendendo às novas regras, que totalizam 10.522 unidades habitacionais em andamento no município.
No Ofício, Samir mencionou a determinação da presidência de instalar piso cerâmico nas novas casas, dentro do PMCMV II, sugerindo também a inclusão da construção de muros nas habitações.
O motivo desta solicitação é oriundo da ampla reivindicação da população, que, conforme nossa experiência na área, constatamos desde as primeiras unidades habitacionais entregues. A relevância se deve ao grande problema social e de segurança originados pela falta dos muros, que, na maioria dos casos, a família beneficiada, carente de recursos financeiros, demora a construí-los ficando refém da insegurança e retardando a ocupação do imóvel, justifica o vereador.