Em reunião realizada entre o comando da Polícia Militar e a direção da Arquidiocese de Uberaba, na manhã desta quarta-feira (23/05), na Cúria Metropolitana, ficou definido que as paróquias receberão as chamadas “visitas tranquilizadoras”, bem como a integração delas à Rede de Vizinhos Protegidos, entre outras ações. Somente entre os meses de março e abril deste ano seis igrejas foram vítimas de crimes na cidade, nas modalidades de furtos, roubos e arrombamentos.
Preocupado com essa situação o vereador Rubério Santos (MDB), que durante mais de 20 anos foi assessor da Arquidiocese, agendou reunião com os representantes da PMMG e da Igreja Católica na busca de ações que possam trazer maior segurança à comunidade católica. Ele entende que a reunião foi bastante produtiva, uma vez que foram acordadas ações preventivas muito importantes.
O arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto lembrou que o tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Superação da Violência”. Ele ainda pediu uma ação mais efetiva junto às comunidades periféricas.
Além do arcebispo, também participaram da reunião o vigário geral da Arquidiocese, padre Saulo Moraes, nove padres representaram as paróquias, inclusive aqueles que foram vítimas dos roubos e furtos, sendo que dois deles sofrearam agressões nas paróquias de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Barbara. Representando a PMMG estiveram os comandantes da 5ºCRP, coronel Lupércio Peres Dalvas e do 4º Batalhão, tenente coronel Ronan Muniz, bem como representando o 67º BPM, esteve o capitão Fábio.
Ao final ficaram definidas as seguintes ações a serem implementadas: participação da igreja à Rede de Vizinhos Protegios, visitas tranquilizadoras às paróquias pela polícia, consultoria da PM apontando fragilidades e as dicas de segurança que deverão ser multiplicadas junto aos fiéis por diversos meios.
O vereador Rubério entende que essa aproximação entre a PM, através dos comandantes das CPOs e as paróquias, por sí só já contribui muit na prevenção de novos crimes, além das medidas que o clero vem tomando.
O coronel Peres destacou que os crimes em Uberaba de junho de 2017 até agora caíram mais de 40% e isso se deve a uma série de ações implementadas durante sua gestão. Entre elas a realização de Blitzs, que são fundamentais para pegar os marginais. “Elas vão continuar de forma estratégica”, garantiu.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Rubério Santos – MDB
23/05/18