Ripposati quer implantar controle biológico no município

13/02/2013 00:00

Ripposati quer implantar controle biológico no município
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) recebeu o convite do Dr. Américo Iorio Ciociola Jr., Prof. e Pesquisador do IFTM Campus Uberaba e Coordenador do NIT/IFTM para uma reunião sobre controle biológico realizado pela empresa ABR. Seu objetivo, após conhecer o trabalho da empresa, é implantar no município o controle através da vespa Trichogramma spp contra pragas que atacam hortas urbanas e lavouras, de um modo geral.
O convite ao vereador partiu devido ao seu projeto "Plantando e Colhendo Saúde", criado em 1999, que prevê a criação de hortas comunitárias em terrenos sem construção, com o intuito de se realizar um trabalho social, além de possibilitar a isenção do IPTU.
Segundo apurou o vereador, a ABR auxilia produtores no combate às pragas da agricultura, com redução de custo no curto e longo prazo, cooperando com a produção sustentável de alimentos e reduzindo a carga de poluentes tóxicos que chegam à mesa do brasileiro. O referido inseto é uma vespa parasitóide conhecida como Trichogramma spp que se caracteriza pelo tamanho diminuto e por parasitar ovos de inúmeras espécies de praga da ordem Lepidoptera. Esse gênero tornou-se o grupo de insetos mais utilizado no mundo para o controle biológico.
Durante a reunião, pela manhã, no IFTM, Ripposati tirou dúvidas sobre a forma como esse benefício poderia ser trazido para Uberaba. Segundo ele, a cidade paulista de Piracicaba e Uberlândia já possuem produção da vespa, sendo que as mesmas são enviadas ao produtor via Correios.
Logo após, Ripposati seguiu com o representante da empresa para a Prefeitura, onde foram recebidos pela primeira-dama Heloísa Piau, que mostrou bastante interesse à ação do vereador. Por telefone, ele contatou o secretário do Meio Ambiente, que se encontrava em viagem, e propôs uma parceria para a realização de um Dia de Campo com a criação de núcleos para a demonstração do controle biológico.
"Toda essa ação chega em boa hora, pois com a nova administração, já encaminhei o pedido para a revitalização do Plantando e Colhendo Saúde. Temos na cidade 38 mil terrenos particulares e, se o dono não tem interesse em construir, ele pode cercar o espaço com arame liso, alambrado, cerca viva ou tela  e, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Agricultura, buscar essa função social com a implantação da horta", esclarece Ripposati.