Ripposati quer informações sobre aplicação do Fundeb em 2012

18/02/2013 00:00

Ripposati quer informações sobre aplicação do Fundeb em 2012
Recente denúncia do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba - Sindemu de emissão de folha fantasma, no final do ano passado, referente ao pagamento do 14ª dos professores, que até hoje não foi depositado, repercutiu na Câmara Municipal durante a segunda reunião ordinária do mês (5). Na sessão dedicada à votação de requerimentos e indicações, vereador João Gilberto Ripposati (PMDB) solicitou ao prefeito Paulo Piau (PMDB), através do Requerimento 446, o envio de informações acerca da aplicação dos recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb no exercício de 2012.
Diante da suspeita do Sindicato de que o ocorrido poderia tratar-se de manobra para atingir o investimento mínino de 25% do orçamento em Educação ou até mesmo comprovar a destinação de 60% dos recursos do Fundeb para o pagamento dos profissionais da ativa, o tucano quer analisar pessoalmente as documentações relativas à utilização da verba.  "Entre nossas [vereadores] principais atribuições está a de fiscalizar os atos do Executivo, como consta na própria Lei Orgânica Municipal, artigo 70, inciso XX. E é isso que pretendo com esta demanda", justificou o parlamentar, que é relator da comissão permanente de Educação e Cultura.
Na mesma tarde, o parlamentar reivindicou ao secretário de Saúde, Fahim Sawan, conforme consta em Indicação 200, aprovada em plenário, a efetivação de algumas benfeitorias na Unidade Matricial de Saúde George Chirre Jardim, Conjunto Alfredo Freire, como manutenção do sistema de segurança, contratação ou transferência de vigilante, bem como presença de guardas municipais. "É necessário a presença no local de profissional para proporcionar maior segurança aos servidores e usuários para os períodos das 13h às 19h30 e das 19h30 às 7h. É a forma que temos de preservar as pessoas, bem como também o patrimônio público contra roubos e atos de vandalismo”, defendeu.
Policiamento - Em Indicação 187, o vereador solicitou ao comandante do 4º BPM, ten. cel. Ademir Ribeiro Moura, realização de policiamento ostensivo no semáforo localizado na Rua Madre Maria José, confluência com a Avenida Leopoldino de Oliveira, nas imediações do Mercado Municipal, principalmente no horário de entrada e saída de alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores. Além desta demanda, outras indicações com pedidos de limpeza de áreas públicas, reparos na rede de esgoto, sinalização de trânsito, dentre outros, também foram aprovadas pelos vereadores.