O vereador Rubério Santos teve aprovado pelo plenário, nesta terça-feira, dia 11, Requerimento de Homenagem Especial aos 200 anos da Catedral Metropolitana de Uberaba. “A história da Igreja se confunde com a história de Uberaba”, enfatizou o vereador.
Segundo ele, a Paróquia de Santo Antônio e São Sebastião, também conhecida como Igreja Matriz, foi criada em 1820, por decreto imperial do Rei Dom João VI. Mais tarde recebeu o nome de Sagrado Coração de Jesus.
Rubério explica que de acordo com a história, devido a organização política, administrativa e religiosa do Brasil na época, que pertencia a Portugal, o povoado que havia se instalado na atual cidade de Uberaba, foi elevado de categoria, então denominada de Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião. Por isso, tanto a Paróquia, quanto a cidade de Uberaba comemoraram em 2 de março de 2020, o bicentenário.
“Nada mais justo que o Poder Legislativo preste essa homenagem. Afinal, foi em torno da Igreja que foram surgindo as casas e o comércio que deram origem ao povoado. Vale lembrar que por ocasião do jubileu o pároco da Catedral, monsenhor Valmir Ribeiro irá lançar um livro que conta essa história”, concluiu.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Rubério Santos
11/02/20