O vereador Samuel Pereira (PR) pediu à Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara uma solução para os problemas relacionados à Secretaria Municipal de Saúde. Ele contou que uma pessoa da família internou o filho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Mirante, onde permaneceu internado durante quatro dias. De acordo com o vereador, a família precisou levar roupa de cama, pois não havia nenhuma disponível na UPA.
"Eu entendo que aquela é uma Unidade de Atendimento 24 horas, que trabalha como um hospital", disse Samuel, criticando a falta de material. Ele contou, ainda, que o paciente demorou muito a ser transferido para o Hospital de Clínicas, e isto só aconteceu depois de ligar até para o secretário municipal.
De acordo com Samuel, também obteve informações sobre a falta seringas, que pacientes precisam comprar. Além disso, segundo ele, faltam medicamentos. Ele lembrou que o presidente da Comissão de Saúde da Casa, vereador Marcelo Machado Borges Borjão (DEM) está investigando denúncia de superfaturamento na pasta.
O vereador Franco Cartafina (PRB) disse que também já recebeu denúncias sobre a falta de agulhas, seringas, bem como remédios e soro. Samuel então propôs a realização de um trabalho em conjunto, como o ocorrido na administração passada, quando a Comissão de Saúde descobriu uma sala de medicamentos vencidos, e que estavam sendo escondidos.
Ismar Vicente dos Santos Marão (PSB) sugeriu aos demais vereadores que juntem todas as denúncias recebidas e repassem para a Comissão, para que possam reunir todo o material e tomar as providências cabíveis. Samuel alertou que o prefeito pode nem saber o que está acontecendo, mas lembrou que o papel do vereador é de fiscalizar. Ismar finalizou, dizendo que é preciso formalizar para fazer as coisas corretamente, juntamente com os demais membros da Comissão, da qual ele é vogal e Franco Cartafina relator, enquanto Denise Max (PR) é suplente.
Para o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), se pegarem todos os requerimentos relacionados ao tema, certamente já vai dar um norte ao trabalho da Comissão.
Departamento de Comunicação