Saúde Bucal é tema de Audiência Pública na CMU
Por iniciativa do vereador Cléber Cabeludo (PMDB), a Câmara Municipal de Uberaba promoverá no próximo dia 21, uma Audiência Pública com o tema Saúde Bucal e o Programa Brasil Sorridente. Este projeto é desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira. O Brasil Sorridente foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2004. “É um programa para o cidadão que depende da rede pública de saúde para receber tratamento odontológico. Justamente por isso, queremos trazer esta discussão para o nível municipal, unindo forças e buscando a ampliação efetiva deste programa em Uberaba. Esta Audiência Púbica trará autoridades no assunto, com vista a nortear este trabalho”, disse Cléber.
De acordo com a programação, o Coordenador Nacional da Saúde Bucal, Dr. Gilberto Pucca Júnior, discorrerá sobre o programa. Também confirmaram presença para falar sobre o tema, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Dr. Arnaldo de Almeida Garrocho, Dr. Luciano Eloy, Presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais e Dr. Gilberto Antonio Borges, Presidente do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários GBMD, todos de Belo Horizonte. De Uberaba farão parte da mesa de discussão, o Dr. Eduardo Ferro, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Regional de Uberaba, Dr. Luiz Henrique Borges, Diretor do Curso de Odontologia de Uniube, Dr. Valdemar Hial, Secretário Municipal de Saúde, Dr. Laercio Manguci Junior, que é referência técnica em Saúde Bucal da Prefeitura, e o presidente da Uniodonto, Dr. Lauro Jaime Bilharinho.
A Audiência Pública desta quinta-feira será realizada no plenário da Câmara, a partir das 9h, com pausa para almoço e retorno no período da tarde, com previsão de término às 17h30. Estão sendo aguardados os profissionais do setor, Ong’s com foco na saúde, representantes classistas, entre outros. A Audiência, vale ressaltar, é a aberta a comunidade.
Dados – Segundo o site do Ministério da Saúde, voltado para o programa de Saúde Bucal, “até o lançamento do Brasil Sorridente em 17 de março de 2004, apenas 3,3% dos atendimentos odontológicos feito no Sistema Único de Saúde (SUS) correspondiam a tratamentos especializados. A quase totalidade era de procedimentos mais simples, como extração dentária, restauração, pequenas cirurgias, aplicação de flúor. A Política Nacional de Saúde Bucal propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população. Suas metas perseguem a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, no marco do fortalecimento da atenção básica, reunindo uma série de ações em saúde bucal, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros, por meio do SUS.