Saúde, Educação e Agricultura são alvos de requerimentos de Borjão

26/08/2009 00:00

O vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), protocolou e aprovou em plenário, três importantes requerimentos voltados para os setores de Saúde, Educação e Agricultura. No primeiro, de nº 959, Borjão solicita ao prefeito Anderson Adauto, a inclusão do município no Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma do Governo Federal, que disponibiliza colírios para a doença. Ele pede também a divulgação do programa no município, bem como a distribuição de colírios para cataratas e outras doenças que afetam a visão, na rede pública municipal. Em sua argumentação, o vereador lembra que o Glaucoma é a terceira maior causa de cegueira no país e a inserção de Uberaba no programa, garantirá que os portadores da doença, recebam a medicação antiglaucomatosa, gratuitamente, de Centros de Referência em Oftalmologia.

Educação – No setor educacional, o vereador quer a designação de professores do Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti), para atenderem aos Conjuntos José Barbosa e Antônio Barbosa. De acordo com Borjão, a necessidade foi divulgada pelos presidentes das associações dos bairros citados, que anseiam pelo desenvolvimento de atividades esportivas para atender as crianças daquela localidade, possibilitando a melhoria da qualidade de vida e o afastamento delas da ociosidade ao ficarem nas ruas.

Agricultura – Sendo um dos representantes do setor rural no Poder Legislativo, o vereador Borjão, também pede ao Executivo, informações e divulgação ampla do que está sendo realizado em Uberaba, acerca da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que instituiu o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar.

Segundo Borjão, os produtos da safra atual já podem receber o selo, a partir da adesão voluntária dos agricultores familiares. O selo, explicou o parlamentar, terá validade de cinco anos e identificará verduras, legumes, polpas de frutas e laticínios, entre outros produtos”. Para Borjão, o selo poderá estimular a economia nacional a partir da ampliação da venda de produtos da agricultura familiar. “Entre 2002 e 2009, os recursos financeiros para o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), aumentaram 531%, passando de R$ 2,38 bilhões para R$ 15 bilhões”, destacou o parlamentar.
Ainda de acordo com as informações, o principal critério para a concessão do selo é que 51% da principal matéria-prima do produto tenha origem na agricultura familiar, setor que responde por 70% dos alimentos que chegam diariamente à mesa dos brasileiros. Segundo Borjão, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores também serão beneficiados.