Sebastião Severino Rosa fala sobre Dia do Consumidor em sessão plenária

15/03/2012 00:00

Sebastião Severino Rosa fala sobre Dia do Consumidor em sessão plenária
Usando a Tribuna, o coordenador do PROCON em Uberaba, Sebastião Severino Rosa declarou durante a sessão plenária desta quarta-feira que os consumidores da cidade não são respeitados por uma grande parcela de fornecedores. A visita se deu em virtude ao Dia do Consumidor, comemorado desde a década de 60 no dia 15 de março.
Rosa disse que pesquisa preliminar feita pelo órgão de defesa do consumidor aponta que 70 % das reclamações têm origem no desconhecimento ou falta de orientação ao se contratar um serviço ou adquirir um bem. "Além disso, em função da dificuldade em buscar o seu direito, muitas vezes, os consumidores não lutam por eles através dos meios cabíveis", relata.
O coordenador ainda revelou que estará disponível do site do PROCON, que se faz cumprir a sua função legal de divulgar, o cadastro de "Reclamações Fundamentadas" referente ao ano de 2011 e também ao último quadrimestre de 2010.
Aproveitando a presença dos vereadores, Rosa nomeou as agências bancárias que estão negando seguir as adequações previstas em lei municipal, como instalação de biombos, câmeras externas, banheiros adaptados, cadeiras de rodas entre outros.  "São elas: Itaú, Bradesco, Santander, Unibanco e HSBC", aponta.
Outra novidade, segundo ele, é que o PROCON assinará um convênio com Faculdade de Direito para que os alunos ajudem na fiscalização de produtos vencidos disponíveis nos supermercados da cidade. Ainda há a parceria a ser concretizada com a Assuper, que prevê ao consumidor que encontrar o produto vencido, um outro em condições ideais gratuitamente.