Tragédia em Santa Maria repercute na Câmara

06/02/2013 00:00

Compartilhar

Tragédia em Santa Maria repercute na Câmara
Por iniciativa do vereador Edmilson de Paula (PRTB), os vereadores decidiram enviar uma moção de solidariedade às famílias das vítimas de Santa Maria, bem como ao Governador Tarso Genro. O vereador Samuel Pereira (PR) lembrou que alguns vereadores participaram de uma reunião da Comoveec, quando foi discutido sobre a fiscalização de casas de shows em Uberaba. 
O vereador Afrânio Resende (PP) lembrou que é de sua autoria a lei que determina a necessidade de detector de metais e câmeras em locais estratégicos nas casas de shows. "Essa iniciativa nossa é do ano passado. Nós já pensávamos na segurança de todos".
Kaká Se Liga (PSL) esclareceu que este assunto precisa ser discutido com muita cautela. "Os empresários precisam ser tratados de uma forma especial porque geram renda, mas também é preciso zelar pela segurança das pessoas que frequentam as casas noturnas. É preciso um equilíbrio. Hoje eu recebi uma ligação de um empresário - pra mim, o dono da melhor casa - dizendo que vai fechar porque as exigências dos Bombeiros foram muito além do possível", disse. 
Franco Cartafina (PRB) que também participou da reunião da Comoveec garantiu que estará engajado na busca da segurança para que tragédias como essa possa ser evitada. O vereador Paulo César, o China (PSL), lembrou que o povo está correndo perigo, pois, segundo reportagem de jornal local, apenas duas casas de shows estão legalizadas na cidade.
Já o vereador Ismar Marão (PSB) discordou de Kaká, dizendo que não deve haver meio termo, é preciso ser linha dura com a ilegalidade. "Como membro da comissão de segurança pública, quero sempre participar das reuniões da Comoveec e, se há irregularidade, é preciso fechar a casa mesmo".
O vereador Marcelo Borjão (DEM) lembrou que vivemos no país da corrupção e que não se pode dar brechas. "Sou a favor do fechamento imediato. Quantas pessoas já morreram por falta de segurança. O produtor rural não pode vender ovo caipira e queijo, por que essas casas sem condições podem permanecer abertas enquanto estão se regularizando?".
Samir Cecílio (PR) também cumprimentou a iniciativa de Edmilson, lembrando que Uberaba também é uma cidade universitária que já recebeu jovens de várias partes do país. "Hoje temos mais cidades com universidades em outros lugares, mas não devemos achar que isso não vai nos afetar. É preciso bom senso em cima da fiscalização das casas. Oferece risco de vida, fecha imediatamente. Se apenas detalhes precisam ser modificados, sem risco de vida, vamos ser mais brandos", sugere. 
O autor da moção, Edmilson, concorda com Borjão, assim como Cléber (PMDB), que apontou que o Corpo de Bombeiros de Santa Maria foi incompetente em autorizar a abertura daquela boate. "A quantidade de pessoas para o aporte era exagerado. Aquilo foi um crime, visto que o alvará havia sido renovado algumas vezes já. Tenho um filho que morou fora e é estudante. Foram centenas de jovens mortos e prefiro ver as casas fechadas e sendo readequadas do que chegar a notícia de que perdi um filho", refletiu. 
Já Ripposati (PSDB) foi além. O vereador pediu uma reflexão sobre as condições das escolas, ginásios e outras localidades que não só casas de shows. "Temos escolas funcionando praticamente dentro de posto de gasolina. O assunto é sério. São muitos alunos que estão em risco". 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados