A presença de um depósito de carvão na área urbana do Município denunciada pelo vereador Paulo César Soares, o "China" (SD). Mas o que realmente surpreendeu o parlamentar foi descobrir que o empresário tem autorização para trabalhar no local.
O galpão em questão fica situado na esquina da Rua Açucena com avenida Padre Eddie Bernardes, no bairro de Lourdes. China contou ter sido procurado tanto pelo padre da igreja situada no local como por moradores "que já não agüentam mais conviver com o pó que é liberado do depósito".
China explicou que o galpão funciona como um depósito de carvão e quando o material chega ao local para ser ensacado, libera um pó que atinge toda a região. Além de ser um bairro totalmente residencial, nas imediações existem uma escola e uma creche municipal, onde segundo informações obtidas pelo vereador, 90% das crianças apresentam problemas respiratórios, devido ao pó liberado pelo carvão.
A situação foi alvo de críticas por parte do vereador, que disse não entender o caso. "É brincadeira como um empresário consegue instalar um galpão de carvoeira dentro de uma área residencial", afirmou.
Para fazer a denúncia e tentar resolver o problema, o vereador procurou o setor responsável na Prefeitura, mas diz ter ficado surpreso ao ser informado que o empresário tem alvará para o funcionamento desde a administração anterior.
O representante do Legislativo questionou como o responsável conseguiu a autorização para funcionamento de um depósito que tanto pode fazer surgir quanto agravar doenças respiratórias já existentes. "Os pais destas crianças estão gastando dinheiro com farmácia sem ter condições financeiras para isto", argumentou o vereador. Ele pede que providência seja tomada o mais rápido possível.
O vereador propôs ao Executivo uma forma de melhorar o problema, apesar de saber que não vai impedir totalmente a emissão do pó. Ele quer que o empresário limite o acesso ao galpão apenas para a Rua Padre Eddie Bernardes, durante a manipulação do carvão, fechando as portas direcionadas para a rua Açucena.
Doenças - O pó de carvão pode provocar a pneumoconiose, uma doença pulmonar causada pela inalação de poeiras. O tipo de doença depende da poeira que afeta os pulmões, como a antracose, uma lesão pulmonar caracterizada por pigmentação por partículas de carvão, observada principalmente em mineiros, populações de grandes centros urbanos ou de áreas poluídas, além de fumantes.
A antracose tem caráter inócuo, porém sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão. As partículas de carvão permanecem no tecido pulmonar ou nos linfonodos (gânglios linfáticos) por toda a vida, sendo que de forma excessiva podem causar fibrose pulmonar, uma doença respiratória crônica e progressiva. (fonte wikipedia)
Vereador reconhece importância de obra anunciada pela Prefeitura
Ao mesmo tempo, o vereador China está comemorando o anúncio da Prefeitura de que o viaduto da avenida Padre Eddie Bernardes com avenida Orlando Rodrigues da Cunha começará a ser construído em março. O vereador lembrou que é a concretização de um projeto que defende desde o início do mandato.
Constantemente o parlamentar tem cobrado do prefeito a execução da obra e disse que agora acredita que ela sairá do papel "Eu fico muito feliz, principalmente porque a comunidade está reconhecendo o trabalho que tenho desenvolvido na Câmara", pontuou.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação - 05/01/2015