Intenção da reunião é repassar aos alunos a importância de uma decisão que pode salvar vidas
O vereador Edmilson de Paula (PRTB) se reuniu com a secretária da Superintendência Regional de Ensino, Marilda Ribeiro de Rezende, que também contou com a presença do médico Thomson Marques Palma que é membro da Central Regional de Transplantes e da Comissão de Doação e Transplantes de órgãos do Hospital Mário Palmério.
A intenção foi solicitar que as escolas da rede estadual de ensino façam a divulgação da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e abram suas portas para que técnicos da OPO façam palestras para os alunos do terceiro ano do ensino médio.
“A ideia é sensibilizar e trabalhar a informação para os jovens, devido à facilidade de absorver assuntos como esse. Precisamos mostrar a importância da doação de órgãos visando salvar vidas. E nada melhor que começar com jovens e adolescentes que serão os responsáveis por espalhar o assunto da doação,” afirmou o vereador Edmilson.
De acordo com o médico Thomson, serão organizados grupos para palestras com duração de no mínimo 40 minutos sobre o processo de doação de órgãos. “Um dos objetivos é mostrar a confiabilidade desse sistema”, afirmou.
Como resposta, a secretária Marilda Ribeiro afirmou que no próximo mês irá se reunir com professores e diretores e colocará esse assunto em pauta para ser discutido. Serão verificadas quais as escolas deverão aderir às palestras e posteriormente repassado para a equipe da OPO.
Experiência. “A minha maior preocupação é evitar que as pessoas passem pelo que eu passei quando perdi minha filha em fevereiro. Questionei diversas pessoas sobre o procedimento de doação de órgãos e não achei ninguém que pudesse me esclarecer. Num momento delicado como esse, é imprescindível que tenha alguém capacitado para dar esse apoio às famílias”, encerrou o vereador.
Jorn Raquel Vieira
Assessoria Vereador Edmilson de Paula
21/07/2015