Preocupado com a questão da violência nas escolas, o vereador Elias Divino está encaminhando requerimentos aos governos municipal e estadual, solicitando providências urgentes. A principal medida, segundo ele, é a instalação de detectores de metais e/ou catracas com o dispositivo de segurança nas unidades de ensino.
Segundo o vereador, devido a inúmeros fatores, o reflexo da violência chegou ao ambiente escolar, e defende que algumas medidas precisam ser tomadas. “É um problema que precisa ser falado e debatido, pois a escola tem que ser um porto seguro para os alunos, assim como para os profissionais que trabalham nestes locais”, afirmou o parlamentar.
Ainda de acordo com Elias Divino, “é na escola que se constrói o futuro, por meio de aprendizagem e conhecimento, mas também é um local onde se refletem os problemas de ordem social e de segurança pública, mas tudo isso não pode atrapalhar o andamento escolar, cujo objetivo é promover sabedoria e bons exemplos”.
O representante da Câmara Municipal defendeu que o ambiente tem que ter todas as proteções, seja a Patrulha Escolar pela Guarda Municipal ou através da Polícia Militar, além de detectores de metal nas entradas, assim como programas de conscientização interdisciplinares em relação à violência.
Para o vereador, este é o momento de interferir e fazer um estudo, para que a situação não fique ainda pior. Ele lembrou que para diminuir ou cessar de vez esse problema, requer solução de médio a longo prazo, porém uma forma de obter uma resposta mais rápida seria a instalação dos equipamentos nas escolas, como forma de garantir mais segurança para todos, alunos e funcionários, seria a utilização do dispositivo de segurança.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
08/04/2022