A vereadora Denise Max (PR) quer que gastos veterinários sejam aceitos na declaração do Imposto de Renda, a exemplo do que já acontece com os gastos na área da saúde humana. Ela está fazendo a proposta para tentar incluí-la na lei federal.
Denise encaminhou um Requerimento ao presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, deputado Mário Feitoza de Carvalho Freitas. Ela pede a realização de estudos, e posteriormente a apresentação de um Projeto de Lei para programar a regulamentação da inclusão de recibos de gastos com médico e exames veterinários em animais, na declaração do IR.
Para a vereadora, este deveria ser um direito de todo cidadão que tem animais domésticos e gastos com a saúde dos mesmos. "Esta é uma reivindicação nacional", afirmou a parlamentar.
Um aspecto abordado pela representante do Legislativo é que muitos proprietários acabam deixando seus animais sem assistência veterinária, por falta de informação e recursos. "Isto faz com que muitos animais sofram e acabem até mesmo morrendo", afirmou Denise.
Para ela, a inclusão de recibos de gastos com médico veterinário e com exames na declaração do IR poderá ser uma forma eficaz de incentivar as pessoas a promoverem a assistência veterinária necessária a seus animais, além de ser uma forma de evitar os maus tratos cometidos e ainda auxiliar na redução dos gastos que o Estado tem com os mesmos.
Denise explicou no Plenário da CMU que também pretende pedir a ajuda dos deputados federais Marcos Montes e Aelton Freitas.