Novas homenagens, com apresentação de nomes para logradouros públicos, foram aprovadas na última segunda-feira (28), no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba. A vereadora Lu Faquinelli apresentou dois Projetos de Lei.
Uma das matérias homenageia o serralheiro Vanderrei Jacinto da Silva, falecido em 2018, aos 64 anos, vítima de um AVC. Casado com Lindalva das Graças Araújo Silva, deixou ainda três filhos, Claudia, Juliano e Patrícia, além de quatro netos.
Vanderlei fez parte da diretoria do Cerea por vários anos, atuando na recuperação de dependentes alcoólicos. Também foi diretor da Liga Uberabense de Truco, através da qual ajudou a fundar as equipes do Brasil, Independente, Juventude, 4 Ases e também foi presidente do Escolinha Esporte Truco, tendo sido pioneiro da modalidade na cidade. Disputou e ganhou vários torneios municipais e regionais.
A vereadora também prestou homenagem a professora Eucimeire Pires da Silva, natural de Pirajuba (MG), que faleceu em 2021 aos 58 anos. Ela era moradora do bairro Volta Grande, graduada em História pela Uniube, professora das redes municipal e estadual de ensino, além de trabalhar também com educação infantil inclusiva.
A vereadora Rochelle Gutierrez teve outros dois projetos aprovados, um deles destacando o nome do dentista Marcos Francisco de Paula Silva, que faleceu em 2019, aos 64 anos. Foi casado com Claudia Rodrigues Cavalcante e Silva e deixou duas filhas, Annelize e Carolina. A vereadora destacou que Marcos sempre prezou pelos valores do bem coletivo e demonstrava preocupação com os menos favorecidos na sociedade, sendo que trabalhou na rede pública de saúde como dentista durante 30 anos.
O outro homenageado foi o contador e economista Gilberto Meirelles, o "Beta", conhecido como pessoa honesta, generosa e de ilibada reputação. Além da docência, trabalhou em várias empresas conceituadas na cidade como contador e economista, e também deu suporte contábil a muitos clientes em seu escritório. Dentre algumas empresas que atuou estão o Banco Nacional do Comércio, Produtos Ceres, Codau, Rodoviário Uberaba, Empresa de Transportes Lider, Viação São Bento, além de várias outras.
Em 2001 Gilberto iniciou seu contrato de trabalho como técnico em Assuntos Econômicos no Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra) – Sistema Fiemg, onde, além de consultor de Assuntos Econômicos, escrevia regularmente no informativo SINO de veiculação no estado de Minas Gerais, onde contribuiu por mais de dez anos, até seu falecimento em setembro de /2011.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
29/11/2022