Vereadores garantem melhores salários aos diretores e vices

14/03/2012 00:00

Vereadores garantem melhores salários aos diretores e vices
A aprovação do Projeto que altera Lei Complementar garantiu melhores salários para diretores e vices da Rede Municipal de Ensino. Votado em único turno, o projeto recebeu duas emendas, de autoria do líder governista na Casa, Cléber Ramos (PMDB) e João Gilberto Ripposati (PSDB).
Com a emenda de Cabeludo, os benefícios deverão retroagir à 1º de fevereiro. "Fico muito feliz porque este projeto valoriza o diretor e o vice, que merecem um salário mais justo. Mas ainda questiono essa diferença de 20% em relação aos níveis", indagou o vereador. José Vandir, secretário de Educação, esclareceu que a observação é pertinente e negociável para um futuro próximo e que, em se tratando de termos salariais da educação, o nível ideal está longe de ser atingindo no Brasil.
O vereador Marcelo Machado Borges (DEM) elogiou a garantia de a lei retroagir e ainda alertou aos educadores sobre o índice de aumento proposto pelo MEC, que é de 22%. "É preciso um reajuste neste patamar para que o Plano de Carreira seja justo", disse. Para o professor Carlos Alberto de Godoy (PTB), a questão precisa avançar muito até atingir o patamar ideal. Jorge Ferreira (PMN) e Chiquinho da Zoonoses (PR) também apontaram como um começo louvável para a revisão do Plano de Carreira do Magistério.
De acordo com a nova tabela, os salários de diretor I, II, III e IV serão de R$ 1.932,79, R$ 2.319,35, R$ 2.783,22 e R$ 3.339,87, respectivamente. Para os cargos de auxiliar de direção I, II, III e IV, os vencimentos serão de R$ 1.599,10, R$ 1.753,72, R$ 1.939,27 e R$ 2.161,93, na mesma ordem.
Para o presidente do Sindemu, Adislau Leite, há dois anos se discute a reestruturação do plano de carreira de uma forma bastante exaustiva. "De qualquer forma, não é bem aquilo que sonhamos, mas faz parte da negociação, como a própria palavra diz." Já a diretora Rose Priscila aponta o resultado como um avanço para a classe.
Aproveitando a oportunidade, o vereador Samuel Pereira (PR) solicitou maior cumprimento à lei, de sua autoria em parceria com Profº Godoy, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis em sala de aula. "Este projeto já foi aprovado e regulamentado, mas não está sendo devidamente praticado", alerta. A diretora Rose Priscila disse que a lei foi bem recebida por todos e que há cartazes e avisos distribuídos por toda a escola, inclusive em sala de aula.
Alteração - Também foi aprovado o Projeto de Lei 029/12 que altera a estrutura organizacional dos órgãos da Administração Direta, especificamente em relação à Secretaria de Educação. De acordo com a matéria, o Executivo, com a alteração proposta, atenderá a Lei Complementar nº 449/2011, que dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Municipal. A modificação será na nomenclatura do cargo em comissão de Coordenador de Centro Municipal de Educação Integrada para Coordenador de Centro Municipal de Educação Avançada.
Segundo José Vandir, a "alteração faz adequação à realidade atual, tendo em vista que os espaços coordenados pelo servidor nomeado para tal função são definidos em suas respectivas leis de criação, como Centros Municipais de Educação Avançada".