Por iniciativa da vereadora Denise Max- Denise da SUPRA (PR) membros da Polícia Militar participaram da sessão com o objetivo de tornar conhecida realidade do trabalho desenvolvido com o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Segundo o Tenente Cintra, esse ano não foi possível adquirir as camisetas para as crianças, pois não foram efetivadas parcerias suficientes. "Sabemos das dificuldades da Casa, mas aqui viemos bater à porta porque há pessoas de bem que se preocupam e tentam encontrar uma solução."
Cada camiseta, segundo o tenente, tem um custo de R$ 6,50. São, ao todo, quase 1.500 crianças formando a cada seis meses. "Quando buscamos uma parceria junto às empresas, temos sempre o cuidado de não dar margem para um crédito de favor depois."
O presidente Elmar Goulart (SDD) lembrou que ano passado a Casa conseguiu ajudar, mas que esse ano isso não foi possível, embora reconheça a importância do projeto. Diante da dificuldade, o vereador AfrânioCardoso (PROS) contribuiu com 50 camisetas. "É uma contribuição simbólica como forma, inclusive, de agradecimento por todo esse trabalho."
A soldado Bruna observou que, antes mesmo de ser uma tarefa da polícia, o PROERD é uma atividade para a criança. "Nossos pequenos uberabenses necessitam de instruções contra as drogas. Há 11 anos este trabalho é desenvolvido nas escolas da cidade e não será esse empecilho que vai atrapalhar."
O vereador Franco Cartafina (PRB) disse que conhece o programa e lembrou que o mesmo envolve também a família, os sindicatos e empresas que apoiam. "Tenho um imenso carinho pelas crianças, tenho os programas sociais destinados a elas. Também quero contribuir para a aquisição de camisetas."
Luiz Dutra (SDD) citou a violência como a principal motivadora para se apoiar ações como o PROERD. "A bandidagem é grande e o programa faz um belo trabalho preventivo. A sociedade precisa dessas pessoas que querem formar cidadãos de bem!" Do mesmo pensamento comunga o vereador Edcarlo Carneiro - o Kaká Se Liga (PSL). "Imagina como estaria a sociedade se não houvesse esse trabalho do PROERD? Só temos a agradecer", disse, revelando que irá ajudar na aquisição das camisetas com orçamento próprio.
João Gilberto Ripposati (PSDB), para quem o tráfico está atingindo as famílias cada vez mais cedo, concordou com a opinião de Kaká e Dutra. "É possível encontrarmos crianças de dez anos já envolvidas com drogas e o tráfico. Podemos transformar, com parcerias, as chamadas praças do pó em praças do lazer, da confraternização. Vamos criar uma forma de fazer com que nossas emendas possam atender esse programa", sugeriu.
Ismar Marão (PSB) prontamente alertou ao colega que esse ano foi destinada por ele uma emenda de R$ 20 mil, mas que o programa não tem como receber essa verba, por ser uma instituição militar que necessita de documentação especial. Assim, Ripposati sugeriu que algumas instituições aptas sejam parceiras, como Associações de Bairro e Caixas Escolares, por exemplo. Com isso, Marão garantiu que vai tentar reverter para que alguma entidade possa ajudar ao PROERD.
Diante das iniciativas dos colegas em ajudar ou buscar oferecer uma forma de ajuda, a Denise agradeceu e revelou estar "encantada" com a cartilha que serve de apoio para o trabalho da PM nas escolas, através do Programa. "É um trabalho de extrema importância. O executivo deveria ter obrigação de ajudar. Tenho na família caso de pessoa envolvida com droga e é triste! Joga dinheiro fora com tanta coisa, com fogos de artifício e não ajudam com isso? Se conseguirmos remanejar, farei isso com parte da minha emenda para o Programa. Tenho fé que iremos conseguir essas camisetas."
O que é o PROERD? O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O PROERD Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Também oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
A próxima formatura em Uberaba será no dia 11 de junho, no Vera Cruz.
Departamento de Comunicação