Os vereadores Rubério Santos (PMDB) e Agnaldo Silva (PSD) reuniram-se nesta quinta-feira (29) com o comandante da 5ª RPM, cel. Eliel Alves Júnior, nas dependências do antigo Denit (bairro Santa Marta), que em breve abrigará o segundo Batalhão de Polícia Militar em Uberaba.
A visita contou também com o pároco da Paróquia da Ressurreição, monsenhor Paulo Porta, representantes do CDL, ACIU e Certrim, além empresários e o major Abimael Martins Leal, do Setor Logístico da PM.
O comandante disse que a expectativa é de mudar para o local no final de janeiro, dependendo de algumas obras na antiga sede do Denit. O cel. Eliel ressalta que após a limpeza da área, reparos e pintura dos prédios feitos pela Prefeitura de Uberaba, restam, neste primeiro momento, três frentes importantes que são a construção do muro (mais de 300 metros lineares), adequação de sala como auditório e melhoria do piso no prédio do comando.
Oportunamente, os vereadores e o sacerdote solicitaram para que a guarita de acesso ao novo Batalhão seja construída de frente para a praça da igreja da Ressurreição. A medida, disse Rubério, dará maior segurança aos freqüentadores da praça, além de tirar o fluxo de veículos de rua lateral, que é toda residencial. O vereador Agnaldo entende que a medida contribuirá também na logística do batalhão.
Ainda durante a visita o comandante da 5ª RPM solicitou o apoio da sociedade no levantamento de recursos para a execução das obras. Para a construção do muro, por exemplo, foram arrecadados cerca de R$31 mil pelas empresas dos DI 1 e 2, sendo o serviço orçado em R$240 mil. Há ainda promessas de repasses de verbas federais pelos deputados cabo Júlio e Marcos Montes. Os representantes das classes empresariais presentes assumiram compromisso de ajudar e também, juntos com os vereadores Agnaldo e Rubério, buscar junto ao prefeito Paulo Piau formas ajudar por parte da PMU.
Com tudo correndo dentro do cronograma, inclusive com a assinatura do Termo de Sessão do Imóvel pelo Denit, a intenção é de que no final de janeiro próximo seja criado o segundo BPM de Uberaba, que de acordo com o comandante, poderá ser o 65º do estado de Minas Gerais. Com os as novas turmas de soldados que se formam no começo de 2017, o cálculo é de que cada batalhão fique com 220 homens em seus quadros. Outro planejamento é de que a cidade ficaria dividida pelas avenidas Leopoldino de Oliveira,, Guilherme Ferreira, Tônico dos Santos e Filomena Cartafina.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Rubério dos Santos