O vereador Marcelo Machado Borges – Borjão (PR) apresentou ofício, em sessão realizada na manhã desta terça-feira (20), no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), solicitando ao Executivo, que encaminhe ao Legislativo projeto de lei que proíba a atuação do UBER na cidade.
Borjão justifica o pedido, afirmando que a utilização dos serviços da UBER tem sido coibida em vários lugares do país, uma vez que prejudica o serviço dos taxistas, que possuem permissão com tarifa mínima devidamente estipulada pelo Poder Público.
O parlamentar reitera que, no início deste ano, em reunião realizada com o titular da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (SEDEST), Wellington Cardoso Ramos, conseguiu o compromisso informal de que a Prefeitura proibiria a atuação da empresa na cidade. No entanto, Borjão acredita ser necessário o amparo de uma legislação específica, que resguarde tal proibição. “Os taxistas pagaram R$ 100 mil na compra de placas. E não é justo agora que grandes empresários implantem essa empresa em Uberaba, prejudicando os taxistas e os motoristas de vans”, disse.
Para o vereador Franco Cartafina (PHS), esta é uma situação que pode vir a acontecer na cidade e que é absolutamente cabível uma discussão sobre o assunto, de forma madura e propositiva. “Vamos esperar para ver como as coisas vão se desdobrar, para darmos a oportunidade de ouvir os pontos de vista de cada um.”, disse.
O parlamentar afirmou ainda não acreditar que a UBER vá afetar o serviço prestado pelas vans, e reiterou a importância da regularização dos serviços de transporte realizados por vans escolares fora do expediente, quando geralmente transportam passageiros para festas na cidade. “Nós temos que ser maduros. Todo mundo está querendo nada mais que trabalhar.”
A UBER é uma empresa norte-americana de transporte privado urbano, que atua no Brasil desde 2014 e conecta motoristas executivos aos usuários via aplicativo de celular.
Estagiário Jair Neto
Departamento de Comunicação
20/09/2016