A Câmara Municipal de Uberaba aprovou na sessão do dia 16 de março o requerimento do vereador Agnaldo José da Silva “Agnaldo Silva” (PSD), solicitando ao prefeito Paulo Piau, buscar parcerias para a implantação do Instituto do Diabetes em Uberaba.
De acordo com os dados da Federação Internacional de Diabetes, no Brasil cresceu o número de pessoas que têm diabetes, mas não sabem. São 3,2 milhões de casos não diagnosticado da doença, um aumento de 14% em relação a 2013. Segundo pesquisa publicada pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking, atrás da China, Índia e Estados Unidos.
O vereador ressaltou que tem acompanhado a evolução dessa doença, que se expande rapidamente à medida que a população envelhece. “Pouca gente sabe disso e menos gente ainda se preocupa com essa grave doença que está diretamente relacionada com o estilo de vida”, disse. Ele acrescentou, ainda, que a falta de informação sobre os riscos da diabete, a pouca atenção às medidas de saúde preventivas - devido à mentalidade obsoleta de esperar que a doença apareça para depois tentar vencê-la, e o descaso com o tratamento, podem levar o paciente diabético à morte prematura. “A diabete age como um assassino silencioso”, diz Agnaldo.
O parlamentar justificou que o objetivo da proposição é contribuir para prevenção e tratamento adequado do diabetes, disseminando conhecimento técnico entre médicos e profissionais de saúde. “Queremos conscientizar a população a respeito da doença e melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes”, finalizou o vereador.
Jorn. Cássia Queiroz
Departamento de Comunicação da CMU
31/03/2017