Câmara homenageia idealizador da Licença Maternidade de seis meses
Durante sessão solene realizada pela Câmara, o autor intelectual da ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses, o médico uberabense Dioclécio Campos Júnior, foi homenageado com diploma de Honra ao Mérito. A iniciativa da homenagem partiu do vereador presidente do Legislativo, Lourival dos Santos (PcdoB). O médico, que foi presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, apresentou o projeto à senadora Patrícia Sabóia que encampou a idéia e conseguiu a aprovação do senado, encaminhando a Lei para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No município a primeira iniciativa partiu do vereador Itamar Ribeiro de Rezende, que retirou o projeto de votação, devido a vício de iniciativa. Entendo que a ação era legítima o prefeito Anderson Adauto, elaborou outro projeto e encaminhou para a aprovação do Legislativo. A nova lei beneficia as servidoras públicas municipais, garantindo que elas passem mais tempo com seus bebês, o que permite que eles sejam amamentados por, pelo menos, por seis meses. O que garante uma vida mais saudável.
Em seu discurso, o pediatra lembrou que nenhum investimento é mais seguro e econômico para sociedade do que a saúde, sendo a fase de zero a seis anos responsável pela formação neurológica, emocional com reflexos na personalidade e também parabenizou o presidente Lourival dos Santos pelo projeto de Vivência em Valores Humanos. “Fico orgulhoso em poder alardear que em minha terra natal a licença-maternidade é de seis meses’, analisou Dioclécio.
Além de vários representantes do setor de saúde e mães com bebês, que acompanharam a solenidade, esteve presente o pai do pediatra, o ex-vereador Dioclécio Campos e seu irmão, Luiz Cláudio Campos, presidente do PSDB/Uberaba.