A mostra “Queermuseu”, que estava exposta no museu do Santander Cultural, em Porto Alegre, motivou Moção de Repúdio assinada pela vereadora Denise da Supra (PR) e endereçada ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
A Fundação Santander Cultural, através da Lei Rouanet, trouxe para o Brasil a exposição Queermuseu [Museu Transviado], que reuniu mais de 270 obras e cerca de 90 artistas plásticos. “A temática da mostra deveria ser a “diversidade”, mas o que se viu nas obras são imagens que promovem práticas como a pedofilia e a zoofilia e outras mais. Fotografias de órgãos sexuais masculinos e femininos e quadros que mostram pessoas em orgias também estavam em exibição”, relatou a vereadora. Diante da polêmica gerada em torno da exposição, a Fundação Santander suspendeu temporariamente a mostra.
Denise esclarece que é à favor da diversidade. “Sou é contra ações que promovem a zoofilia e pedofilia. A exposição ainda desrespeita a imagem de Jesus e da Fé Cristã. Vale ressaltar, que o projeto recebeu R$ 1 milhão, pela Lei de Incentivo à Cultura, tendo o apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal”, encerrou.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação
14/09/2017