Tony quer ampliar armazenamento de grãos em Uberaba

21/05/2010 00:00

Tony quer ampliar armazenamento de grãos em Uberaba

Fazendo uso da tribuna na tarde de hoje, o vereador Tony Carlos afirmou que irá a Brasília para solicitar a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a ampliação do armazenamento de grãos na cidade. Tony explicou que a cidade de Uberaba, produz mais de um milhão de tonelada de soja e setecentos mil toneladas de milho, sendo que só consegue armazenar, 450 mil t. de grãos. O restante segue para armazenamento em Uberlândia, que hoje comporta ainda, fábricas de óleo de cozinha, como por exemplo, Lisa, ABC, Soya, entre outras.
Ao fazer um retrospecto da situação, Tony lembra que a Conab, na época do ex-prefeito Wagner do Nascimento, investiu na construção de um silo de armazenamento com capacidade para 25 mil toneladas em Uberaba, enquanto no mesmo período, construiu outro com capacidade de 100 mil t. sendo que posteriormente, aumentou este em mais 20 mil, perfazendo o total de 120 mil t. Agora em junho, revelou Tony, a cidade vizinha será contemplada com a ampliação do armazenamento pela Conab, em um investimento de R$ 35 milhões, em mais 100 mil t. chegando a capacidade de 220 mil que será a maior de Minas Gerais e a 2ª do País, perdendo apenas para Ponta Grossa (PR), no que diz respeito a armazenamento da Conab. “Se for contar os armazenamentos da Cargil, ABC, Casemg e outros menores, Uberlândia tem a capacidade para armazenar 1,5 milhão t., enquanto hoje, Uberaba armazena apenas 450 mil t. juntando Conab, Atlas, Casemg, Certrim e Dagranja”, explicou o vereador.
O nosso excedente continuou Tony, segue para Uberlândia, onde o grão é beneficiado, o que garante a continuidade da cadeia produtiva. Segundo Tony, Uberaba tem que se mobilizar no sentido de garantir o beneficiamento dos grãos. Para ele, mesmo que em um primeiro momento, amplie apenas a armazenagem, a cidade ganhará em ISS pela prestação de serviço, sem contar a movimentação de caminheiros, que utilizam borracharias, restaurantes e pensões, entre outros.
“Uberaba é o 3º maior pólo produtor de milho e está entre os 20 maiores produtores de soja, além de dispormos ainda de mais dois milhões de hectares incluindo Uberaba e a região, para cultivo. Temos ainda várias vantagens, pois dispomos também de entroncamento rodoferroviário, com ramal para os portos de Santos e Vitória, além de termos calcário a vontade, que corrige a acidez do solo e o maior pólo de fertilizantes fosfatados da América Latina. É hora de repensar esta questão e os nossos representantes na Câmara, não perceberam isso. Temos que implementar em Uberaba esta cadeia produtiva, pois irá gerar renda e emprego e ponta é inicial é garantir a ampliação da capacidade de armazenamento”, finalizou.