Borjão reivindica ações na saúde

26/05/2010 00:00

Compartilhar

Borjão reivindica ações na saúde

Através de requerimentos encaminhados ao prefeito Anderson Adauto e o secretário de saúde, Valdemar Hial, o vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB) fez uma série de reivindicações para o setor da saúde. No documento 0604, o vereador pede a realização do “Mutirão da Saúde”, simultaneamente às campanhas nacionais de vacinação, ou mesmo uma vez por mês, nos finais de semana. Segundo Borjão, o município poderia utilizar o período de vacinações do governo federal, para promover outras campanhas municipais. “Na campanha nacional de vacinação dos idosos contra a gripe comum, por exemplo, poderia acontecer campanhas de prevenção ao câncer de próstata, mama e de útero. Assim faríamos da prevenção uma arma contra várias doenças que incapacitam os indivíduos ou reduzem sua produtividade”, destacou.
Ainda dentro deste assunto, no requerimento 0605, Borjão pede informações sobre o mutirão e pergunta se há viabilidade de realizar tal procedimento. E em caso de uma resposta negativa, também que saber quais as propostas da secretaria para sanar os problemas de demanda do atendimento na saúde pública. Na avaliação de Borjão, seria necessária para montar o mutirão, uma equipe multiprofissional, com médicos especialistas nas áreas onde existe maior demanda, além de técnicos em radiologia, técnicos em enfermagem e duas, ou três pessoas para realizar o trabalho de organizar as filas e encaminhar os pacientes. “Os exames seriam feitos no mesmo dia, ou em data próxima e os resultados seriam entregues no máximo em uma semana. Acredito que com a organização, as filas de espera certamente diminuiriam, deixando o sistema mais ágil e o usuário melhor atendido”, avaliou Borjão.
Em outro requerimento (0598), o vereador também pede informações sobre a informatização da secretaria de saúde, no tocante a marcação de consultas com especialistas. Borjão quer saber quantas pessoas precisam do atendimento especializado em cardiologia, reumatologia, oftalmologia, ortopedia, neurologia e vascular, que recorrem ao sistema da prefeitura, além do número de atendimentos realizados por dia. Ele questiona o número de pacientes que não conseguem atendimento e em quanto tempo as pessoas podem retornar para conseguir marcar a consulta. Outras informações requeridas pelo parlamentar, dizem respeito ao tempo de espera para a consulta, se há pesquisa para saber esses dados junto aos usuários do sistema e se a falhas já foram detectadas e quais as providências tomadas para saná-las. “Temos que buscar mecanismos que tornem o sistema de saúde mais eficiente, pois a população será a principal beneficiada com isso”, finalizou.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados