Aprovado, hoje (11), na Câmara, projeto de Lei de autoria do vereador Fernando Mendes (PTB), que altera a Lei Municipal nº 12.608/17, que dispõe sobre a Consolidação da Legislação Municipal do Calendário Popular.
O projeto altera a redação de artigo na Lei que institui o ‘Dezembro Vermelho’, que objetiva a realização de atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e outras DSTs, com foco na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS em Uberaba.
Segundo o autor da matéria, dados de 2013 revelam a estimativa com relação ao problema. “No Brasil 720 mil pessoas vivem com HIV/AIDS, 150 mil vivem com a doença e não sabem, e 350 mil estão em tratamento, sem contar os casos de transmissão vertical (de mãe para filho). A nossa proposta é melhorar o texto da lei, assim como possibilitar com que a norma alcance seu objetivo principal”, disse.
Fernando contou que está sendo elaborada, em seu gabinete, uma agenda com as ações sobre o tema, para serem trabalhadas este ano. “Um conjunto de atividades será desenvolvido de forma independente daquele realizado pela Prefeitura. Precisamos mobilizar a população sobre o assunto, pois, hoje, as pessoas estão muito desatentas à doença. AIDS é um problema de saúde que, infelizmente, ainda precisa ser lembrado. Houve um aumento absurdo dos casos da doença entre jovens nos últimos anos”, destacou.
O vereador ressaltou que hoje se fala de AIDS com mais naturalidade e as novas medicações melhoram a qualidade de vida do portador. “No entanto, qualquer pessoa pode pegar HIV. A AIDS não tem cura, mas seu diagnóstico precoce e tratamento adequado possibilitam que a doença não se desenvolva e a pessoa continue saudável. A vida e a sexualidade são dons de Deus, que precisam ser acolhidos e vividos com responsabilidade”, encerrou.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação
11/04/2018