Aprovado, nesta segunda-feira (07), projeto de lei assinado pelos vereadores Rubério Santos (MDB) e Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), que aumenta a segurança nas dependências de agências bancárias de Uberaba.
Durante a sessão, os autores apresentaram imagens de ações de marginais nas dependências de unidades bancárias. “Os números de crimes sobem exponencialmente em todo o país, sendo assim, entendemos que nas agências devem ser obrigatórias a utilização de portas de aço, detectores de metal nas áreas do caixa eletrônico e o dispositivo "cortina de fumaça" [dificulta a visão e a comunicação, desestruturando os meliantes na hora do assalto]”, disse Marão.
A matéria obteve duas emendas aditivas acostadas, ambas assinadas por Rubério e Ismar. Rubério destacou que uma delas acrescenta somente um parágrafo ao artigo 4º- E do projeto: “Todos os caixas eletrônicos deverão possuir dispositivo de reforço do bocal do dispensador de cédulas de equipamentos bancários, denominado “Reforço de SHUTTER”, com o objetivo de impossibilitar a introdução de artefatos explosivos no interior da máquina de autoatendimento.” Na outra proposta, fica determinado que “O Poder Executivo regulamentará a presente Lei por Decreto”.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
07/05/2018