Uberaba realizará recenseamento para portadores de necessidades especiais
Através de iniciativa do vereador profº Carlos Alberto de Godoy (PTB) através do Rotary Portal do Cerrado, a Câmara Municipal, Prefeitura de Uberaba, CODAU e demais entidades como APAE, ACD, ICBC, Escola de Surdos Dulce de Oliveira, Correios e Aciu, realizarão o recenseamento para portadores de necessidades especiais na cidade.
A ação em conjunto visa traçar políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Para isso será realizada uma pesquisa social que demonstrará a realidade de cada pessoa nestas condições, suas demandas e propostas. A pesquisa descobrirá o tipo e o grau de deficiência (renal crônica, auditiva, mental, visual, física e outras), quantas pessoas na família apresentam o quadro, a escolaridade do deficiente, meio de transporte utilizado para ir à escola ou trabalho, sua profissão, renda, atendimento institucional e também as próprias dificuldades encontradas no dia-a-dia. O formulário já está sendo entregue pelo CODAU e agentes da prefeitura. Ao ser preenchido, deverá ser encaminhado para as caixas de coleta dos Correios ou agências, ao próprio carteiro ou através do telefone 3318-0800. Há também a opção de preenchimento do formulário via internet, no endereço eletrônico www.uberaba.mg.gov.br.
Segundo Godoy, a intenção é descobrir a quantidade de cegos, pessoas com dificuldade locomotora, surdos e demais necessidades especiais para que, a partir de um dado, as ações possam ser melhor direcionadas. Para isso, é importante a participação de todos no preenchimento do formulário. “A idéia surgiu diante dos pedidos de cadeiras de roda junto ao Portal do Cerrado. Constatamos que ninguém tinha dados sobre esta parcela da sociedade e o próprio executivo apresentava o desejo da realização deste recenseamento. Os resultados estarão concluídos antes mesmo dos dados fornecidos pelo IBGE e, uma vez em mãos, vamos traçar uma política pública estrutural”, revela o vereador.