Aumento no número de queimadas preocupa Severino
O grande número de queimadas ocorridas em Uberaba tem preocupado o vereador José Severino Rosa (PT). Apesar de proibidas na zona urbana e em alguns casos na zona rural, as queimadas continuam acontecendo, principalmente, neste período de estiagem. “É lamentável a falta de consciência de algumas pessoas, em relação aos perigos que as queimadas oferecem a população. Os cidadãos sofrem com a falta de qualidade do ar. Por outro lado, nas rodovias, carros e motos desaparecem em meio a cortina de fumaça, podendo ocorrer acidentes gravíssimos”, ressaltou o parlamentar.
De acordo Renato Formiga, diretor do Departamento de Posturas da Secretaria de Transito e Transportes Especiais (Settrans), foram autuados, este ano, 15 proprietários de terrenos baldios que foram incendiados. Ainda segundo ele, a responsabilidade do proprietário do terreno de manter a limpeza de sua área esta prevista no código de posturas do município. Ele explica que em virtude da falta de chuvas e do clima seco, esses terrenos ficam propensos a ocorrência de incêndios.
O diretor de Recursos Ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Sidney da Silva, alertou que de junho a novembro as queimadas são inevitáveis devido ao clima seco, mas garantiu que a Prefeitura disponibilizou o telefone 3318 0800 para receber as denuncias de queimadas. O Corpo de Bombeiros também tem trabalho dobrado nesta época de estiagem. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, a maioria das chamadas para atendimento de combate ao incêndio é referente às pastagens as margens das rodovias. No comparativo com o ano anterior houve um aumento nas chamadas de combate ao incêndio florestal. Em 2009 foram registradas 103 chamadas, sendo que este ano, até o momento, foram registrados 125 incêndios.
O vereador lamentou o incêndio ocorrido, recentemente, no Ecoponto do Distrito Industrial I que consumiu, aproximadamente, 90% dos materiais recicláveis da Cooperu (Cooperativa de Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Líquidos de Uberaba). A entidade, que faz um importante trabalho em prol do meio ambiente e também no que diz respeito ao social, visto a sobrevivência dos catadores, foi alvo de emenda parlamentar de Severino, que destinou R$ 20 mil visando o fortalecimento do trabalho com o objetivo de aumentar o recolhimento da cooperativa.