Lerin aposta em projeto IPTU Verde

28/07/2010 00:00

Lerin aposta em projeto IPTU Verde

Uberaba ainda não se tornou uma cidade arborizada a contento, segundo o vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB). Para que o município respire melhor e minimize as altas temperaturas que têm sido registradas em várias épocas do ano, o vereador elaborou projeto que visa dar desconto de até 4% para os contribuintes que plantem uma ou mais árvores em sua calçada ou cuidem de área permeável em frente aos seus imóveis edificados (jardim ou gramado). Lerin ressalta que o cidadão terá que agir sob orientação da Secretaria de Meio Ambiente, a fim de planejar a espécie correta de árvore e vegetação a serem plantadas. Não entram nesta conta as áreas de terreno com terra compactada, pedrisco ou qualquer outro tipo de cobertura, por não oferecerem permeabilidade suficiente para a absorção de água pelo solo.
 O vereador esclarece que o desconto será proporcional ao número de árvores plantadas. Lerin ainda afirma pretender que, além da solicitação feita pessoalmente, a prefeitura disponibilize para o cidadão a solicitação sobre o desconto via internet. “Isso para dar maior agilidade aos processos. O objetivo é organizar uma forma de plantio ambientalmente correta e que possibilite que as pessoas ajudem a preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, recebam incentivo fiscal para isso”, salienta. O projeto IPTU Verde, que tem sido adotado com êxito em outros municípios brasileiros, está tramitando na Câmara Municipal e deverá ser votado, segundo Lerin, no mês de agosto.
Lerin ainda conta que recentemente foi atendido pela prefeitura municipal ao solicitar que os servidores encarregados da poda de árvores no município fizessem um curso para aperfeiçoamento. Segundo o vereador, o serviço acabava prejudicando o desenvolvimento e a beleza das árvores da cidade. Muitas pessoas criticam o “jeito disforme” que a poda atual proporciona às árvores. “A poda não pode ser feita aleatoriamente. Existe técnica para isso. É preciso respeitar a forma natural, além de preservar a árvore”, explica.