O compromisso de colocar o Restaurante Popular em funcionamento foi cobrado em Plenário pelo vereador Almir Silva (PR), líder do Poder Executivo na Câmara Municipal. A cobrança foi dirigida ao prefeito Paulo Piau e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Almir lembrou que passou pela Casa um projeto dando autorização para a Prefeitura, para que ela pudesse definir qual seria a melhor maneira de colocar o restaurante para funcionar. Ele também comentou que o projeto foi iniciado em 2010. “O vereador Samuel Pereira é testemunha de que eu peguei o projeto, coloquei debaixo do braço e fui várias vezes a Brasília”, afirmou.
Segundo o vereador, na gestão anterior conversou com o prefeito que administrava a cidade, o qual fez um compromisso com ele, mas as coisas não avançaram. Depois o projeto passou para a gestão do atual prefeito, quando construíram a sede na avenida Nelson Freire.
“Eu tenho acompanhado o projeto, que está atualmente na Secretaria de Administração, onde pedi uma atenção, para fazê-lo andar”, explicou. Almir disse que esteve no local, visitou o restaurante e não gostou do que viu, pois constatou que o prédio já foi pichado e roubaram fiação. “Invadiram o local, que está pronto e tem dinheiro público, equipamentos, não é possível que a Prefeitura não dá conta de colocar para funcionar”, questionou. O líder afirmou que o discurso é de que precisava aprovar o projeto na Câmara, o que já aconteceu.
“Agora estou fazendo uma cobrança pública ao prefeito Paulo Piau, que tem um compromisso comigo. Eu espero que esse restaurante comece a funcionar, porque as pessoas necessitam daquele local”, conclui Almir.
O vereador Alan Carlos da Silva (Patri) apoiou o colega e destacou que o restaurante é muito importante para a cidade. Ele também criticou a negligência do governo em não iniciar os trabalhos. “Aquilo não pode continuar do jeito que está”, disse Alan Carlos.
Para o vereador Antônio Ronaldo Amâncio (PTB) o restaurante já devia estar funcionando, enquanto Agnaldo Silva (PSD) afirmou que é uma planta que precisa frutificar. Ele parabenizou Almir pelo empenho.
O vereador Almir aproveitou para agradecer pelo apoio que recebeu do vereador Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSD), o qual lembrou que pegaram um projeto pronto, mas ajudou a conseguir a área para o restaurante ser implantado.
Segundo “Marão”, a Cozinha Central do bairro Boa Vista está na mesma situação, passando por dificuldades, abandonada, sendo pichada, com vândalos invadindo, pois não tem guarda para vigiar. Ele sugeriu que o Banco de Alimentos seja transferido para o local, mesmo que provisoriamente, pois enquanto ali esteve, realizou um importante trabalho.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
17/10/2018