Projeto que institui o Dia Municipal da Comunhão Espírita Cristã no calendário popular foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal de Uberaba. A data será comemorada, anualmente, no dia 5 de janeiro.
A proposição, de autoria do vereador Agnaldo Silva (PSD), homenageia a vinda de Francisco Cândido Xavier para a cidade de Uberaba, em 5 de janeiro de 1959. De acordo com a matéria, assim que chegou em Uberaba, o médium fundou o Centro Espírita Comunhão Espírita Cristã, o que justifica a escolha da data.
Durante a votação do projeto, Agnaldo destacou o legado deixado pelo médium. “Falar sobre a pessoa dispensa comentários, porque o mundo inteiro reconhece seu trabalho, humildade e dedicação pela causa humana. É um reconhecimento ao nosso amigo e companheiro Francisco Cândido Xavier que sempre nos iluminou”, reconheceu.
O parlamentar, que faz aniversário na data de hoje, revelou uma coincidência que, para ele, trata-se de um “desígnio de Deus”. “No ano que eu nasci, Chico Xavier estava vindo para Uberaba. E, no dia do meu aniversário, esse projeto está sendo votado”, afirmou emocionado.
Alan Carlos (Patri) elogiou a iniciativa salientando que, mesmo ligado a outra religião, Agnaldo retribuiu “àqueles que colocaram a sua existência em prol do amor, da caridade e do semelhante”.
Chico Xavier, durante toda a vida, psicografou mais de 450 livros e todos os direitos das vendas foram cedidos para instituições de caridade, tamanho seu altruísmo. O legado de Chico ultrapassa as barreiras religiosas, sendo considerado uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país.
Jair Neto
Estagiário do Departamento de Comunicação da CMU – 20/02/2019