Em 2013, foi aprovada na Câmara Municipal lei que instituiu no Calendário Municipal a "Semana Todos Contra a Pedofilia", cujas ações educativas se iniciam amanhã (07) em Uberaba.
De iniciativa do presidente do Legislativo, vereador Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), a lei estabelece o mês de maio para serem desenvolvidos as atividades, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), de conscientização e combate ao crime de pedofilia
Segundo Marão, a norma consiste em promover e estimular a realização de programas de orientação e palestras educativas. “As ações são desenvolvidas nos estabelecimentos da rede municipal de ensino, com a participação de psicólogos, médicos, sociólogos, magistrados, advogados, promotores de justiça, professores, policiais, profissionais de redes sociais e muitos outros que, direta e indiretamente, atuem no âmbito da formação, educação, preservação da segurança pública e dos direitos da criança e do adolescente”, disse.
O presidente reafirma que na “Semana Todos Contra a Pedofilia",[que, apesar do nome, as atividades acontecem durante todo o mês], é importante haver a discussão de formas de prevenção e combate ao crime, promoção e recuperação de crianças, adolescentes e famílias atingidas, destacar a data e promover a conscientização de toda a sociedade na participação da prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Entre as atividades programadas, estaremos, no próximo dia 10, fazendo blitz educativa [em parceria com Maio Amarelo] no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-050; e no dia 17 acontece uma passeata de conscientização, na Praça Dom Eduardo, às 13h. Ainda no período, autoridades estarão participando de sessão no plenário, em dia ainda a ser definido, para falarem sobre o tema”, adiantou. “Cada um fazendo sua parte formamos uma rede de informação”, exclamou Marão.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
06/05/2019