Primeira Dama apoia Congresso da Primeira Infância e Valores Humanos
Gerência dos Correios também fará parte da na Semana de Valores Humanos
Em reunião recente, a primeira dama e chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Angela Mairink Pereira, hipotecou apoio à realização da II Semana do Bebê, II Congresso Brasileiro da Primeira Infância e II Semana de Vivência em Valores Humanos de Uberaba que será realizada em Uberaba no período de 17 a 23 de outubro deste ano. Na ocasião, o idealizador dos projetos, Lourival dos Santos, explicou sobre a relevância dos acontecimentos para o município de Uberaba. Ele ressaltou que a participação das secretarias municipais é de fundamental importância para os funcionários públicos vivenciarem valores humanos e participarem das conferências sobre a Primeira Infância.
Edital específico da Semana de Valores Humanos e Regulamento de premiação para colaboradores que forem escolhidos entre os colegas, como referência em valores humanos, foi apresentado pelo advogado André Coli, que disponibilizou cópias aos presentes. Por sua vez, a jornalista Evacira de Coraspe, coordenadora de Gestão e Comunicação dos projetos, apresentou a programação e as temáticas do congresso. Discorreu sobre os aspectos estratégicos de comunicação e sobre a metodologia dos trabalhos da Semana e ainda sobre a ação mobilizadora da Comissão Organizadora em torno dos projetos.
Secretários municipais da educação, professor José Vandir de Oliveira e da administração, Dr. Rômulo Figueiredo abriram espaço para que os assuntos sejam divulgados entre os servidores de cada pasta, inclusive sendo incorporado às comemorações da Semana do Servidor, que ocorre, justamente em outubro.
A humanização no atendimento da saúde, uma proposta permanente da Secretaria Municipal da Saúde, foi abordada por Maria Alice Modesto Veledo, que entende válida alinhar os trabalhos propostos com os profissionais da saúde. Na mesma lógica, a psicóloga, Lazara Abadia Gomes de Ribeiro, diretora do departamento de Recursos Humanos, externou a possibilidade de trabalhar estes temas com servidores e seus familiares dentro dos canais disponíveis na própria Prefeitura. Ela será responsável por difundir o assunto junto ao público interno da Prefeitura. Indicada pela Chefe de Gabinete, a assessora Eliane Portelinha vai atuar como contato com a Comissão Organizadora dos eventos em setores da Prefeitura para atingir o público externo.
Angela Mairink, a exemplo do ano 2009, permanece como Presidente de Honra da Semana e do Congresso, decisão unânime dos organizadores. A realização é da Prefeitura Municipal de Uberaba, Câmara Municipal, Instituto de Vivência em Valores Humanos para um Mundo Melhor, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade de Uberaba, Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro e Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Inscrições gratuitas site www.vivenciaemvaloreshumanos.org.br, telefone 3315-3431 ou na Rua Dr. Luiz Paula, 81 – Centro –, sede do Instituto de Vivências em Valores Humanos.
Correios - Comissão organizadora da II Semana de Vivência em Valores Humanos, avançou mais um importante passo em sua jornada. Durante reunião entre gerente regional dos Correios, Fábio Fonseca, gerentes Guilhermina Maria de Rezende, Iraí Reis da Silva, Luiz Flávio Nardy Mota, Reginaldo Rodrigues Bessa e Thiago de Oliveira Rocha, idealizador do evento, Lourival dos Santos, coordenadora de gestão e comunicação, jornalista Evacira de Coraspe, e advogado André Coli foram determinadas estratégias para participação dos Correios no projeto. A empresa se inscreveu nas categorias “profissional destaque em vivência em valores humanos” e “melhor espaço de Valores Humanos”. “Aqui é um prédio de destaque na cidade. Podemos juntar nossos esforços e concorrer com um só espaço”, sugeriu Fábio.
Segundo Lourival dos Santos, dias antes equipe de psicólogos realizará palestra sobre os principais valores para os colaboradores. Após esse processo de sensibilização, será feita votação entre eles para eleger o que mais vivenciou valores no período, baseado nas condutas do dia-a-dia e convivência uns com os outros. Fábio sugeriu que a eleição fosse realizada por cada gerência. Lourival concordou e destacou que cada gerente vai ter que administrar seu setor e estimular seus colaboradores.
André Coli destacou que, até então, município nenhum instituiu lei específica para vivência em valores humanos. Contudo, a necessidade de vivenciá-los está cada vez mais evidente. Fábio citou sobre o IDE (índice de desenvolvimento econômico) e o IVH (índice de valores humanos). “Em Brasília, onde o IDE é o maior do Brasil, tem o menor IVH. O motivo é a relação muito fria entre empregados e patrões”. O gerente do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas, Luiz Flávio, aproveitou o ensejo e reforçou a importância da iniciativa de Lourival. “A gente vê atrocidades que anos atrás não existiam. Eu acho esse projeto um resgate de valores muito importante”.
O evento, paralelo à II Semana do Bebê e II Congresso Brasileiro da Primeira Infância, é promoção da Câmara Municipal de Uberaba, Prefeitura Municipal de Uberaba, Instituto de Vivência em Valores Humanos Para um Mundo Melhor, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade de Uberaba, Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro e Instituto Federal do Triângulo Mineiro. As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.vivenciaemvaloreshumanos.org.br, pelo telefone 3315-3431 ou na Rua Dr. Luiz Paula, 81 – Centro –, sede do Instituto de Vivências em Valores Humanos.