O vereador Rubério Santos irá apresentar requerimento se posicionando contrário às mudanças propostas pelo Governo Federal, a serem anuncadas em julho, para Programa Minha Casa. Minha Vida, no que se refere as “faixa 1” (para famílias com renda até R$ 1,8 mil). Conforme o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canudo, o programa deverá mudar até de nome, além de instituir o aluguel social para os imóveis da faixa 1, por exemplo. O objetivo principal é evitar a comercialização dos imóveis pelas pessoas de baixa renda.
Rubério considera que que essa proposta de aluguel social tira das pessoas mais pobres a possibilidade de conquistar a casa própria, um dos sonhos e direitos mais básicos do ser humano. “Muitas famílias consideram que essa é a conquista da dignidade de morar no que é seu”, disse.
O vereador até entende que o regulamento precisa se tornar mais rígido para impedir fraudes. Ele considera que se o governo optar por reduzir o subsídio, que chega a 90% do valor do imóvel, seria uma medida justa, porém o aluguel social não é o melhor caminho.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Rubério Santos
28/05/19