O vereador Fernando Mendes (PTB), durante sessão na Câmara nesta terça-feira (02), apresentou requerimento endereçado ao prefeito Paulo Piau, no qual solicita-lhe o cumprimento da Lei nº 13.722 / 2018 (Lei Lucas), que dispõe sobre professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico, que deverão ser capacitados em primeiros socorros.
O parlamentar explicou que o objetivo da Lei é possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais, enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada à vítima. “A norma recebeu o nome de ‘Lei Lucas’ em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP), e, desde então, Alessandra Zamora, mãe do menino, iniciou um movimento pela obrigatoriedade de as escolas oferecerem cursos de primeiros socorros aos funcionários. Se naquela ocasião os profissionais fossem capacitados, Lucas poderia ter sido salvo”, lamentou.
O documento foi assinado ainda por Ronaldo Amâncio (PTB) e pelo presidente do Legislativo, Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), que, em uma outra oportunidade no Legislativo, havia apresentado projeto com o mesmo objetivo. “À época, nossa proposta infelizmente recebeu parecer de vício de iniciativa”, disse.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
02/07/2019