IBGE já concluiu 70% do Censo 2010
Atendendo convite do vereador Prof. Carlos Alberto de Godoy (PTB), participou da sessão ordinária de hoje (16/09), o Coordenador do Censo 2010, Marcelo Tuychi. Os vereadores fizeram diversos questionamentos, segundo que Godoy solicitou que o coordenador detalhasse o trabalho feito até o momento. Segundo o Marcelo, o censo modernizou e trabalha com tecnologia inovadora, sendo que o IBGE é pioneiro nesta questão. Marcelo explicou que passaram por concurso 36 supervisores, que fizeram um levantamento prévio na cidade no primeiro semestre, no tocante ao cadastro urbano, asfaltamento de vias, rampas e condições de iluminação pública. O levantamento do Censo deve acontecer em três meses, sendo que, até o momento, 70% do trabalho foi atingido, com perspectiva de conclusão até meados de outubro. Segundo Tuychi, os dados oficiais serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o dia 27 de novembro, sendo que, extraoficialmente, Uberaba poderá saber o seu número populacional até o dia 31 de outubro.
“Mais de 200 mil pessoas foram recenseadas. Temos 104 mil e 250 domicílios urbanos cadastrados, sendo que o Codau tem 103 mil 900 e a Cemig, entre urbanos e rurais, apenas, 100 mil. Estamos fazendo um trabalho completo e inovador e já averiguamos que Uberaba é agora uma cidade prioritariamente de adultos, enquanto no censo anterior era prioritariamente jovem. Uberaba também tem uma das menores médias de cidadãos por domicílio. Enquanto vemos no Brasil e no Estado, números como, 3,98 e 3,41, estimamos que na cidade, este dado caia para 3,01”, destacou.
O coordenador disse ainda, no que diz respeito ao crescimento vegetativo, que há influência de fatores de desenvolvimento econômico, educação, entre outros. Ele explicou que, realmente, a população não está crescendo como antes, sendo índices menores que a maioria de outras regiões do Estado. “A taxa de mortalidade caiu, mas o nascimento também é menor, o que atinge, por outro lado o déficit habitacional, que cai”, explicou.
Inovação - Quando questionado sobre a qualidade do Censo, ele garantiu que será um bom Censo, visto que a tecnologia utilizada, que é o PDA, computador de mão com GPS, é capaz de fazer crítica aos dados, mostrando informações inconsistentes, o que garante que o recenseador tire suas dúvidas com o cidadão entrevistado na hora. Antigamente, os recenseadores teriam que voltar ao local para outros esclarecimentos.
O vereador Godoy, voltou a falar sobre sua preocupação em relação ao levantamento de dados com pessoas portadoras de necessidades especiais. Marcelo explicou que o Censo está buscando as informações e que as mesmas serão disponibilizadas para consulta. O vereador primeiro secretário, Luiz Humberto Dutra, explicou que buscará dados relativos ao número de idosos, haja vista que pretende fomentar junto à administração municipal, a implantação das Academias da Terceira Idade. Ele também afirmou que “acredita que o resultado do Censo apontará para uma população de 305 a 310 mil habitantes, com três pessoas por moradia, com média de 210 mil eleitores”.
O vereador José Severino demonstrou preocupação no tocante à população flutuante. Segundo Tuychi, os recenseadores tem critérios de avaliação e questionamentos específicos para garantir informações seguras, no tocante a esta questão, inclusive, disse ele, “já foram cadastrados dois mil imóveis de uso ocasional na cidade”.
Apelo – A única preocupação da coordenação, segundo Marcelo, diz respeito a receptividade de alguns cidadãos. Enquanto alguns não atendem o recenseador, outros não gostam de informar os dados corretamente. Ele explicou que por questões de segurança, todos os recenseadores utilizam colete e boné, usam computador de mão e crachá. “Caso ainda tenham dúvida, basta ligar no 0800-7218181 e confirmar os dados do recenseador no IBGE. Mas peço à população que nos atenda e passe informações corretas. As casas que durante o horário comercial estiverem fechadas, voltaremos no sábado, domingo e até a noite, mas precisamos que as pessoas cooperem”, destacou.