Câmara recebe placa de identificação de bem tombado

22/09/2010 00:00

Compartilhar

Câmara recebe placa de identificação de bem tombado

O paço municipal Major Eustáquio foi o primeiro imóvel do município a receber uma placa de identificação de bens tombados e inventariados da cidade. O projeto do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) vai identificar 206 bens, entre imóveis públicos e particulares.
A solenidade de descerramento da placa, realizada nesta terça-feira (dia 21), marcou o início da implantação do projeto, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Lourival dos Santos, dos vereadores Carlos Alberto Godoy (PTB) e José Severino (PT), respectivamente presidente e vogal da Comissão de Educação e Cultura, além do vereador Samuel Pereira (PR).
Também estiveram presentes o presidente do Conphau, Valdir Dias, o presidente interino da Fundação Cultural de Uberab (FCU), Rodrigo Mateus, representando o prefeito Paulo Mesquita, a arquiteta do Conselho, Juliana Melo, vários secretários municipais, entre outros convidados.
Juliana Melo falou em nome do Conphau. Segundo ela, estavam trabalhando com este projeto desde o início do ano. Ele faz parte das ações de educação patrimonial que vem sendo realizadas pelo órgão. A arquiteta também destacou a importância do prédio da CMU como patrimônio histórico da cidade.
Para Valdir Dias, uma pequena revolução já foi realizada na cidade, no que diz respeito ao patrimônio histórico, apesar de concordar que ainda está longe do desejado. Ele também revelou que trabalho semelhante ao desenvolvido na cidade, será realizado também na zona rural, pois existe um grande número de casarões nas fazendas da região, que merecem atenção especial. Segundo o presidente do Conselho, o projeto de identificação é simples, mas importante, por causa da diversidade de imóveis existentes na cidade. “Ele anuncia um bem histórico, que pode ser visto, observado”, disse.
Já o presidente Lourival afirmou que preservar a história é preservar também as vidas das pessoas que passaram por estes prédios. Ele disse saber do valor do patrimônio do paço para a cidade, citando como exemplo a proibição de realizar reuniões no salão nobre, como forma de preservá-lo.
Mesmo assim, Lourival acredita que outros cuidados devem ser tomados, como a manutenção de luz e temperatura, e aproveitou para pedir a ajuda do Conphau na criação de algumas regras.
O vereador/professor Godoy, juntamente com Samuel Pereira, aproveitaram a solenidade para protocolar e entregar ao presidente da FCU três Projetos de Leis, todos relacionados ao tema: Lei de Incentivo a Cultura, criação do Fundo Municipal de Cultura e do Cadastro Cultural.
“A cidade precisa de políticas voltadas para a cultura”, afirmou Godoy. Ele espera que o Executivo possa colocar os projetos em prática o mais rápido possível.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados