A Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI) Doutor Renê Barsam agora faz parte do Sistema Municipal de Ensino de Uberaba. A Câmara aprovou nesta quarta-feira (09) projeto que altera a Lei Municipal número 10.616/2008, a qual dispõe sobre o “Sistema Municipal de Ensino de Uberaba e o Conselho Municipal de Educação”.
A proposta era de acrescentar a FETI na composição do Sistema Municipal e destacar os cursos técnicos e profissionalizantes desenvolvidos pela Fundação, os quais contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento dos adolescentes em sua formação pessoal e profissional.
Ao todo foram apresentadas oito emendas aditivas e supressivas, quatro delas pelo líder do governo, vereador Rubério dos Santos, para adequações. Outras três emendas tiveram a autoria do vereador Alan Carlos da Silva, uma delas atualizando de 18 para 19 o número de integrantes do Conselho Municipal de Educação.
Para o vereador Rubério dos Santos, a Feti avançou muito no ensino fundamental e médio e era esperado que passasse a integrar o Conselho Municipal, que tem como objetivo assegurar aos grupos representativos da comunidade o direito de participar da definição das diretrizes da educação no âmbito do Município.
O presidente da Feti, Eduardo Callegari, explicou a cidade é a única que tem autonomia no ensino próprio, dentro da superintendência regional de ensino. Segundo ele, a Fundação passa a ter autorização para ensino médio e futuramente poderá ter também cursos superiores e pós-graduação.
A presidente do Conselho Municipal de Educação de Uberaba, Kátia Cilene da Costa, também acompanhou a votação do projeto, aprovado por unanimidade.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
09/12/2020