Na noite desta quinta-feira (13) aconteceu a audiência pública especial do dia 13 de Maio, em que se comemora os 133 anos da Abolição da escravatura. Uma proposta feita através de um requerimento do Vereador Pastor Eloisio Santos, atendendo ao pedido do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). A audiência contou com a presença de várias lideranças da Comunidade Negra e foi realizada de forma remota devido à pandemia da Covid-19 e transmitida ao vivo pela TV Câmara no Canal 4.3 e também pelo YOUTUBE.
O Vereador Pastor Eloisio presidiu a audiência que contou também com a Presença da presidente do Conselho de promoção da Igualdade Racial (COMPIR) Maria Abadia Vieira Cruz, o músico e produtor cultural Reginaldo Silva “Peixinho”, o Historiador e Professor Gustavo Vaz, o Professor Leonardo da UFTM, o Presidente da Fundação Cultural Cássio Facuri e outras lideranças da comunidade negra. Foi abordado sobre as conquistas do dia 13 de Maio de 1.888, ano em que foi sancionada a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, colocando fim à escravidão no Brasil e, portanto, ficando conhecida assim como a Lei da Abolição da Escravatura.
Outras pautas discutidas durante a audiência foram: a falta de alunos e professores negros nas Universidades Federais, a luta contra a desigualdade Social, onde foi lembrado sobre as lutas e o sofrimento que os negros passaram na época da escravidão, sobre a luta e combate ao preconceito e racismo. Também foram colocados por todos os presentes na audiência, propostas e desafios para a comunidade negra. O presidente da Fundação Cultural deixou claro mais uma vez, o seu total apoio às pautas da comunidade negra, tem participado ativamente e que pretende estar cada vez mais alinhado junto à Maria Abadia, Presidente do COMPIR e ao Vereador Pastor Eloisio para lutar por mais conquistas junto ao poder executivo.
Maria Abadia expressou também sua gratidão ao Vereador Pastor Eloisio pelo empenho e a atenção que tem dado à comunidade negra e por ter conseguido junto aos demais envolvidos um espaço tão importante para que acontecesse a audiência pública.
Na oportunidade o Vereador Pastor Eloisio expressou que está à disposição do segmento, uma vez que, sendo o único representante legítimo da comunidade negra dentro da Câmara Municipal, se sente preparado ao assumir essa responsabilidade e que irá trabalhar em prol dos projetos do COMPIR e da comunidade negra em busca de: conquistar novos espaços públicos para transformar o trabalho em ação da comunidade, podendo assim conscientizar e trazer ainda mais informação à população. “Hoje sou um representante legítimo da comunidade negra na Câmara Municipal e até o fim do meu mandato, irei lutar e trabalhar para trazer espaço e mais conquistas para o nosso segmento que é tão importante”, afirmou o Vereador Pastor Eloisio.
Pr. Thiago Augusto Lhanas Ribeiro
Chefe do Gabinete Vereador Pr. Eloisio Santos