Convocada pela vereadora Rochelle, o objetivo é dialogar e criar propostas municipais para auxiliar estas pessoas na cidade
Em audiência pública nesta quinta-feira (19) convocada pela vereadora Rochelle Gutierrez (PP), a discussão foi relacionada à situação dos imigrantes em Uberaba. Participaram da audiência o Herval Kobayashi, secretário adjunto de Desenvolvimento Social, a professora da UFTM Dra. Suraya Gomes Novais Shimano, o Padre Fabiano Roberto e o venezuelano José Antonio Perez. Também participaram os vereadores Celso Neto (PP), Luizinho Kanecão (PDT), Luciene Fachinelli (PSL) e Tulio Micheli (PSL). Os vereadores Varciel Borges (PP) e Diego Fabiano (PP) foram representados por suas respectivas assessorias.
O padre Fabiano é idealizador do Projeto Ágape, que acolhe e apoia os imigrantes e refugiados em Uberaba. Em sua fala, ele apresentou suas ideias e dificuldades com relação ao apoio para essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade na cidade. Sua proposta, com o projeto, é de buscar moradia, trabalho e alimentação aos imigrantes e refugiados, além de promover a integração, contribuir no aprendizado da língua portuguesa e facilitar a naturalização e regulamentação documental destes.
Em sua fala, a vereadora destacou a importância de se construir caminhos para o diálogo na Câmara Municipal em busca da construção de políticas públicas. “Que esta seja a nossa primeira iniciativa pública para que mais pessoas conheçam o projeto do Padre Fabiano e o que o Poder público tem feito com relação a essa situação. [...] A gente precisa de articulação em todos os níveis para vencer as barreiras que são colocadas no dia a dia dessas pessoas”, finaliza a parlamentar.
A Prefeitura, por meio de Kobayashi, participou das discussões e, inclusive, apontou a questão da vacinação contra a covid-19 destes imigrantes e refugiados. Em meio à pandemia, o estrangeiro é autorizado a fazer a vacinação em território nacional, desde que haja uma autorização da Secretaria de Saúde, apresentando seu passaporte e cumprindo requisitos específicos dispostos na pasta. As doses direcionadas a essas pessoas são extras, e não comprometem a distribuição para a população local.
Nesse sentido, a vereadora Rochelle se comprometeu a analisar melhor as informações, via dossiê entregue pelo padre Fabiano, para articular e consolidar políticas públicas, fortalecendo essa discussão na cidade. Para mais informações sobre o Projeto Ágape, basta entrar em contato via WhatsApp através do (34) 99961-0129.
Jorn. Júlio Sousa
Assessoria da vereadora Rochelle Gutierrez 20/08/2021