Depois de receber várias denúncias, com provas, de que parte dos médicos que atendem nas Unidades Municipais de Saúde (UMSs), incluindo UBS e Unidades do Programa Saúde da Família, dentre outras, não cumprem suas jornadas completas de trabalho, o vereador Paulo César Soares (PMN), o China, após solicitar que os profissionais passem a assinar ponto eletrônico (biometria), fez hoje representação no Ministério Público solicitando investigação e providências.
Na semana passada, o vereador aprovou requerimento no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba solicitando que a prefeita Elisa Araújo implante o ponto para os médicos. China recebeu denúncias de vários casos de médicos que trabalham três, quatro horas por dia, e vão embora, atendendo no máximo, 05 pacientes e não cumprindo suas jornadas.
Essa semana, parte dos médicos do Programa Saúde da Família (PSF) emitiram em um programa de rádio local, uma nota contestando as denúncias de China, inclusive, solicitando a retratação do vereador. Mas o vereador, munido de provas, fez hoje a representação na Promotoria de Justiça, pedindo que o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior obrigue os médicos, assim como outros servidores municipais fazem, a assinarem o ponto no trabalho.
“Nada contra a categoria, pelo contrário. Não generalizei. Tem muitos médicos (a maioria), que cumprem suas jornadas, e trabalham corretamente. Mas as denúncias são muitas de outros que não cumprem”, explicou China.
Para o vereador, não existe motivo para os médicos se sentirem ofendidos. Se estão cumprindo suas jornadas, não terão porque se preocupar em assinar o ponto. “Por que é uma ofensa para eles assinar ponto? Todo trabalhador assina. Não são melhores que ninguém, são importantes para a comunidade. Tenho certeza que os médicos, que acredito ser a maioria, que agem corretamente, não se opõem a assinar ponto eletrônico. Recentemente, na Câmara, votamos vários projetos aumentando o vencimento deles e fui sempre favorável por que acha que é justo. Contudo, o mínimo que o serviço público precisa exigir é o cumprimento da jornada de trabalho”, pontuou.
Requerimento cobra lista extensa de devedores da CODIUB, formas de cobranças, e ações judiciais
Dentro das investigações do vereador Paulo César Soares (PMN), o China, sobre as contas da CODIUB, uma denúncia chamou a atenção do parlamentar: a companhia teria uma extensa lista de devedores.
Dentro do pedido encaminhado pelo vereador à prefeita Elisa Araújo, solicitando balaços e demais contas da CODIUB, China cobra também informações sobre as ações adotadas visando o recebimento
desses créditos, como notificações e cobranças judiciais e, em caso de ações judiciais, que informe o número de referidos processos.
Na solicitação, o vereador quer a lista de empresas, prefeituras e demais devedores da CODIUB. “Quero essa companhia passada a limpo. As denúncias são graves, e quero saber cada detalhe das gestões passadas da CODIUB. Esperava por uma auditoria da prefeita, que até agora, não apareceu”, disse China.
Sem transporte, gesso ‘encalha’ em Uberaba, retrata falta de projeto agrícola, e ausência de linha férrea
Uberaba sempre teve o caráter agrícola, e hoje é muito mal explorado, e principalmente, mal planejado. A afirmação é do vereador Paulo César Soares (PMN), o China, ao receber o vídeo abaixo, mostrando o gesso “encalhado” no Distrito Industrial III.
“Absurdo. Uberaba tinha que ter linhas férreas para distribuir esse gesso para todo o Brasil. Se é função do Governo Federal, cadê a Prefeitura para cobrar. A Secretaria de Agronegócios existe pra quê?”, indagou China;
Como mostra o vídeo, o número de caminhões não comporta o gesso, que vai para todo o país. “Uberaba é a maior produtora de grãos do Estado, e uma das maiores do Brasil. Mas falta um política direcionada para o setor, privilegiando como uma cidade agrícola”, ressaltou o parlamentar.
O vereador lembrou que Uberaba sempre foi pioneira no setor de grãos. Na década de 1980, por meio da Bolsa de Arrendamento, idealizada por José Humberto Guimarães, inovou o setor em todo o país. Mas hoje se encontrar estagnada, e nem transporte necessário tem”, argumentou.
Assessoria do Vereador