Vereador Tulio Micheli pede informações detalhadas à Codau sobre medidas adotadas durante crise hídrica

16/09/2021 09:31

Compartilhar

O vereador Tulio Micheli (PSL) solicitou, através de requerimento, que o presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), José Waldir, encaminhe ao Legislativo informações detalhadas sobre as ações que estão sendo adotadas para minimizar o impacto da crise hídrica em Uberaba.

Em agosto, o Governo Municipal editou decreto de Emergência de Desabastecimento de Água Tratada. Nas últimas semanas, a Codau tem adotado o fechamento dos Centros de Reservação, principalmente durante a madrugada, sob o argumento de recuperação do nível de água para posterior distribuição aos bairros. “Pedimos que a Codau nos informe os critérios que determinam o fechamento de um reservatório. Também indagamos se há planejamento prévio e se há bairros mais afetados pelas suspensões no fornecimento. Estamos questionando se a comunicação ocorre em tempo hábil para o morador (a) se programar”, revelou o vereador.

Como o decreto prevê que as infrações às normas de controle do desperdício de água ficam sujeitas a sanções administrativas, Tulio Micheli solicitou o número de autuações que o Município realizou desde que o decreto entrou em vigor. O vereador também indagou sobre o efetivo de agentes que está atuando com o objetivo de constatar ocorrência de desperdício de água. “Para o enfrentamento da crise, o combate às perdas de água é fundamental e os índices nacionais são relativamente altos. Por isso, também pedi informações detalhadas sobre quais medidas a autarquia está adotando para evitar as perdas. Solicitei, também, que seja apresentado o plano de gestão para enfrentamento da crise hídrica”, destacou Tulio Micheli.

O vereador Tulio Micheli também lembrou que muitos moradores têm caixas d’água de 500 litros, o que em uma crise hídrica é insuficiente para as necessidades diárias. “Reconheço que a Codau tem reforçado a necessidade de caixas d’água de 1.000 litros nas residências, mas gostaria de saber da direção da Codause existe algum planejamento ou alternativa para famílias que não têm condições de comprar uma nova”.

 

Comissão de Transportes convida presidente do Sintracol para reunião

 

A Comissão de Defesa Social, Trânsito e Transportes convidará o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintracol), Roberto Alexandre Vieira, para que participe de sessão da Câmara, em data a ser definida. Leitura do requerimento foi feita pelo vereador Tulio Micheli (PSL) durante sessão realizada na noite desta quarta-feira (15).

O presidente do Sintracol poderá explanar sobre as dificuldades encontradas pela categoria e a realidade do transporte coletivo na cidade.

Os vereadores querem conhecer os detalhes das reivindicações dos trabalhadores, que, em assembleia na última terça-feira (14), decidiram pelo estado de greve, com possibilidade de ser deflagrada a greve em si a partir de segunda-feira (20).

Conforme divulgado na imprensa, a decisão da categoria se deu após não ocorrer acordo com o sindicato patronal sobre o reajuste salarial.

A Comissão de Defesa Social, Trânsito e Transportes é formada por Cabo Diego Fabiano (presidente); Tulio Micheli (relator); Luciene Fachinelli (vogal); Luizinho Kanecão (suplente).

 

Assessoria do vereador Tulio Micheli

15/09/2021

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados