Ações para o enfrentamento da crise hídrica serão discutidas em audiência pública

23/09/2021 08:46

Compartilhar

A crise hídrica em Uberaba será tema de uma audiência pública. Requerimento solicitando a audiência foi lido e aprovado na sessão desta quarta-feira (22). A iniciativa foi do vereador Tulio Micheli (PSL). Todos os demais vereadores também assinaram o requerimento.

O objetivo é discutir propostas para o enfrentamento da crise hídrica. “Precisamos definir ações efetivas de curto, médio e longo prazos. A população quer saber o que está em estudo pela Codau, pelo Executivo. A Câmara quer saber como contribuir. Será feita a captação do Rio Grande? Do Rio Araguari? Quais os custos? Quais as dificuldades? São algumas das perguntas que recebo diariamente da população. É preciso definir um planejamento estratégico do sistema de abastecimento de água na cidade”, ressaltou Tulio Micheli.

Em agosto, o Governo Municipal editou decreto de Emergência de Desabastecimento de Água Tratada. Nas últimas semanas, a Codau tem adotado o fechamento dos Centros de Reservação, sob o argumento de recuperação do nível de água para posterior distribuição aos bairros.

“A Câmara não pode se furtar a enfrentar o tema. A realização da audiência pública será importante para avançarmos no debate e na busca de soluções para o desabastecimento de água”, afirmou o vereador.

A data da audiência pública será definida ainda nesta semana.

 

Votação de homenagens a Bolsonaro e Zema  é suspensa; China já tinha posição definida
A suspensão da votação, marcada para ontem, no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba, dos possíveis homenageados pela Medalha Major Eustáquio, surpreendeu muitas pessoas, inclusive a imprensa que esperava pela apuração. As homenagens seriam para Romeu Zema e Jair Bolsonaro, indicadas por Almir Silva e Pastor Eloísio, respectivamente.
No entanto, questões técnicas fizeram a Mesa Diretora suspender a votação. O vereador Paulo César Soares (PMN), o China, caso fosse votada tais homenagens, já tinha seus votos prontos: seria contra as honrarias.
“Primeiro, que não é momento de homenagem alguma, neste período de crise, econômica e de pandemia. Segundo, porque não acho que há motivos para homenagear os dois políticos, pelo contrário”, argumentou.
China explicou que votaria contra a homenagem a Bolsonaro por vários motivos. “Além da negligência no combate a covid, hoje o país vê o aumento da fome e do desemprego. Em Uberaba, ando na periferia, e vejo o aumento assustador da fome. Aliás, hoje ninguém mais dá conta de ir um supermercado ou posto de combustível”, explicou.
Sobre Romeu Zema, o vereador citou Paulo Freire, que faria 100 anos esta semana se estivesse vivo, para justificar o voto contrário. “Não tem como homenagear quem nada fez por Uberaba. E, por exemplo, os professores da rede estadual estão abandonados. Até uma homenagem ao Paulo Freire, o maior nome da educação brasileira, e um dos maiores da história mundial, votaria contra essa homenagem”, detalhou.

 

Assessoria do vereador 22/09/2021

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados