Projeto assinado pelo vereador Prof. Wander Araújo, que insere no Calendário Popular de Uberaba a “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher”, foi aprovado ontem (08) na Câmara Municipal.
Durante a sessão, o parlamentar enfatizou a gravidade do assunto e ressaltou a importância da realização de projetos preventivos relacionados ao tema. “A violência contra a mulher, infelizmente, se tornou comum no cotidiano das cidades, e, na grande maioria dos casos, ela acontece dentro do lar da vítima. Precisamos trabalhar a conscientização de crianças e jovens através de palestras e informações para que, um dia, qualquer ação ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, fique no passado. Acredito que através desse projeto de lei, na forma de calendário popular, conseguiremos deixar viva a necessidade de debater o assunto com nossas crianças e jovens”, disse. O projeto de Wander institui a “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher”, em Uberaba, a qual deverá ser comemorada anualmente no mês de março.
De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência durante o primeiro ano da pandemia de Covid no Brasil, o que significa que cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2020.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
09/11/2021