Projeto visando fortalecer e valorizar o trabalho desempenhado pela Guarda Municipal de Uberaba foi aprovado, na madrugada de hoje (18), no Legislativo.
O autor da proposta e presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão, explicou que a matéria acrescenta à Lei Orgânica um capítulo específico sobre a segurança pública, e altera o nome da Guarda Municipal para Guarda Civil Municipal, a exemplo de outras cidades do país. “O projeto pretende instituir na nossa Lei Orgânica, como órgão permanente, a Guarda Civil Municipal, como forma de fortalecer a existência do referido órgão de Segurança em nosso município. Nosso objetivo é preservar nossa Guarda Municipal. Uberaba é a primeira cidade brasileira a ter um capítulo voltado para segurança pública, especificamente, na Lei Orgânica”, destacou Marão, que adiantou ainda que o próximo passo a ser dado em benefício desses profissionais será a elaboração do Estatuto de Criação da Guarda. “Tem muito a ser feito ainda em termos de reestruturação da nossa Guarda, que tem se destacado nas ações de combate ao crime na cidade”.
A matéria, que teve acostada emenda modificativa assinada por Marão, prevê ainda que a Guarda seja comandada por ocupante do cargo de Guarda Civil Municipal, nos termos da lei. “Esta é outra medida que pretende também valorizar e incentivar a ascensão na carreira pelos componentes da Guarda Municipal, bem como visa evitar que pessoas que não pertençam à corporação exerçam posto de comando sem terem o conhecimento necessário para ocupá-lo”, disse.
Vários vereadores parabenizaram Marão pela iniciativa e destacaram as dificuldades enfrentadas pela Guarda, bem como a importância do órgão para Uberaba. Os parlamentares Baltazar da Farmácia, Denise da Supra, Eloisio Santos, Lú Fachinelli, Luizinho Kanecão e Marcos Jammal também assinam o projeto.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
18/11/2021