O Legislativo Municipal aprovou Projeto de Lei que autoriza a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas do Município de Uberaba (Codau) a contratar empréstimo no valor de R$87,3 milhões.
O dinheiro será obtido junto à Caixa Econômica Federal, dentro do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Segundo informações repassadas pela própria autarquia, apenas as economias que serão realizadas com as obras já pagam o empréstimo.
O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho esteve presente no Plenário e tirou as dúvidas que ainda existiam. Os vereadores elogiaram a qualidade do projeto enviado à Casa, devido ao detalhamento apresentado.
De acordo com o PL, o empréstimo está sendo solicitado em apenas uma parcela, devido ao cronograma físico-financeiro elaborado pela equipe de projetos da Codau. “Paralelo a isto, o desenvolvimento dos estudos a respeito do comportamento dos valores permite que se faça uma composição bem mais razoável e de menor dispêndio mensal, relativamente aos custos de amortização com os quais teremos que arcar”, diz o texto.
O empréstimo será utilizado na gestão e fiscalização da obra da barragem Prainha; identificação e cadastramento de redes de distribuição de água potável na cidade de Uberaba; perfuração dos poços artesianos CR-14, Ponte Alta e Serrinha; implantação de sistemas de energias renováveis e alternativas; revisão dos projetos da Barragem Prainha; perfuração dos poços artesianos CR-15 e CR-16 e construção do CR-15 e CR-16; construção da ETE Ponte Alta; reforma e ampliação da ETE Francisco Veludo; estudo de concepção e projeto executivo de alternativas para captação e tratabilidade de água na cidade de Uberaba; ampliação do sistema de suprimentos e logística, com aquisição de terreno no DI-I; infraestrutura básica da Univerdecidade.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
17/12/2021