Atendendo a um convite do vereador Pastor Eloisio, a Câmara Municipal vai receber na sessão plenária neda próxima quarta-feira (dia 3), o Diretor da Helper Tecnologia de Segurança S/A. Edilson Edon vai apresentar um sistema inovador de videomonitoramento que pode contribuir com a segurança pública da cidade.
Segundo ele, os totens de videomonitoramento trazem uma tecnologia inovadora de ponta e ostensiva, permitindo mais presença das forças policiais nos locais que mais necessitam de intervenção da instituição. Com sua estrutura física robusta, seu sistema de giroflex e a possibilidade de comunicação ao vivo com o local monitorado, o dispositivo se impõe em meio às cidades fazendo que sua presença seja notada à distância, deixando clara a sua atuação.
“É um instrumento inovador de segurança pública, que pode contribuir muito com a nossa cidade”, afirmou o vereador. O parlamentar disse que está preocupado com a segurança pública, devido aos números de delitos que tem acontecido, desde furtos de veículos, sequestro e estupro de vulneráveis, que vem sendo noticiados nos jornais locais.
De acordo com Eloisio, toda esta situação o motivou a buscar novas formas de tecnologia que possam ser usadas para contribuir na segurança nas portas das escolas e locais de grande circulação de pessoas. O vereador fez questão de citar que os totens de segurança são uma tecnologia 100% brasileira, que já se encontra presente em várias cidades, de cinco estados brasileiros e tem ajudado a diminuir o índice de criminalidade, suprindo a falta de efetivo das forças de segurança pública.
Ainda conforme o vereador, um dos objetivos da apresentação dessa nova tecnologia na Câmara, é mostrar ao governo municipal a importância de ter os totens presentes em nossa cidade.
"O protótipo tem câmeras fixas que permitem 360°graus de visualização, uma câmera dome que permite ao manipulador do sistema poder dar zoom e ver o que é interessante para a segurança pública dessa região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir com a central da polícia. O totem tem ainda alarme sonoro e alto-falante de grande alcance e pode disparar mensagem para comunidade naquela região, pois é uma maneira de auxílio ao trabalho da polícia, nele há um botão escrito "Emergência" onde o usuário pode pedir ajuda de um agente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, que funciona 24 horas, no qual ele imediatamente aciona a guarda civil municipal ou a polícia para ir ao local e atender a ocorrência, além de dar orientações para a proteção da vítima", explicou o vereador.
Assessoria do vereador Pastor Eloisio
01/08/2022