Projeto de Lei nº 141/2022 do vereador Diego Fabiano de Oliveira (cabo Diego), que institui o “Dia do Cruzeiro do Cachimbo”, foi aprovado em plenário na noite da última quarta-feira (17/8). O dia “4 de setembro” foi o escolhido para a comemoração. A maioria das pessoas não sabe, mas essa é uma data muito importante para o município, de acordo com o vereador. Em sua explicação sobre a motivação da proposta, relatou que em 1865, no dia 4 de setembro, reuniram-se no alto da colina Boa Vista várias pessoas que rezaram em missa pelos bravos homens de tropas que partiram para combater os paraguaios. A soberania nacional estava ameaçada naquela época, coma invasão do sul do estado do Mato Grosso, que antes era província.
Conhecido como Guerra do Paraguai, o conflito tirou vidas de inúmeras pessoas, também em decorrência da falta de apoio logístico, tais como falta de alimentação e de transporte adequado para as tropas. Cerca de dois mil soldados uberabenses e de outras localidades marcharam mais de 500 dias a pé, segundo relado histórico do estudioso doutor Paulo Fernando Silveira, ex-juiz.
A Câmara Municipal de Uberaba tem em seu acervo uma obra que retrata o momento da volta dos soldados para casa, denominada “Retirada da Laguna”, local ocupado pelos brasileiros até o final do conflito. Mais de 600 praças uberabenses foram à guerra. “Mas não só os soldados fizeram parte dessa força expedicionária. Mulheres, crianças e escravos também participaram. A maior parte do contingente foi perdida devido a muitos obstáculos naturais, doenças e falta de apoio”, lembrou o vereador cabo Diego Fabiano. Foram mais de 1700 quilômetros a pé, de acordo com o relato lido pelo parlamentar em plenário.
“Para restabelecer justiça à memória dessas pessoas é que propomos essa data como forma de lembrança da coragem e dedicação dessas pessoas”, afirmou, destacando a figura de uma mulher uberabense de coragem chamada Preta Ana, esposa de um dos expedicionários. Além de dar assistência à força expedicionária, também lutou e morreu corajosamente, assim como seu marido.
Jorn. Renata Thomazini
Dep. de Comunicação da Câmara Municipal
19/08/2022